A relação família e escola no desenvolvimento da aprendizagem de alunos do ensino fundamental
Resumo
Estabelecer a comunicação entre os pais e a escola é considerado essencial, pois essa parceria traz inúmeros benefícios que promovem o progresso do aluno de forma determinada. Salienta-se que mesmo tendo objetivos em comum, família e escola devem fazer sua parte para que obtenham o caminho do sucesso, visando conduzir crianças e jovens a um futuro melhor. O ideal é que ambas tracem as mesmas metas de forma simultânea, formando cidadãos críticos preparados para enfrentar a diversidade de situações que surgem na sociedade. Diante do exposto, O presente trabalho tem como objetivo ressaltar algumas considerações sobre a importância da família na escola e sua contribuição no processo de aprendizagem dos alunos. Durante a construção desse trabalho buscou-se responder a seguinte pergunta: de que forma a família na escola pode contribuir no processo de aprendizagem do alunos do ensino fundamental? Os objetivos foram alcançados, mediante a aplicação de metodologia bibliográfica de cunho qualitativo, por meio de consulta de livros e artigos publicados em periódicos eletrônicos, com autores relevantes da temática em estudo, permitindo assim abordar os seguintes assuntos: a escola através dos tempos; o papel da família no ambiente escolar; caminhos para estudar a relação família-escola. Os assuntos possibilitaram o entendimento de que a relação família e escola apresenta-se como ferramenta no desenvolvimento da aprendizagem de alunos do ensino fundamental.
Downloads
Referências
ACUNA-COLLADO, V. Familia y escuela: crisis de participación en contextos de vulnerabilidade. Rev. bras. Estud. pedagog., v. 97, n. 246, p. 255-272, 2016.
ARIÉS, P. História Social da criança e da família – 3ª Ed. Rio de Janeiro. RJ. LTC, 2021.
BATISTA, E. C.; MANTOVANI, L. K. S.; NASCIMENTO, A. B. Percepção de suporte familiar de alunos com histórico de reprovação escolar. Debates em Educação, v. 7, n. 13, p. 50-70, 2015.
BARROS, I. C. O.; SANTOS, J. A importância da parceria família-escola no processo de ensino aprendizagem. Revista brasileira de educação e saúde, v. 5, n. 2, p. 39-45, 2015.
BISNETO, J. A. Uma análise da prática do serviço social em saúde mental. Revista serviço social & sociedade: trabalho e saúde, n. 82, p. 110-130, 2007.
BHERING, E. Percepções de pais e professores sobre o envolvimento dos pais na educação infantil e ensino fundamental. Contrapontos, v. 3, n. 3, p. 483-510, 2013.
BRASIL. Constituição Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Ministério das Comunicações, 1988.
BRASIL. Lei n° 9.394, 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
CAMPOS, D. M. de S. Psicologia da aprendizagem. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
CAPELATTO, I. R. Família e afetividade. Brasil cristão. São Paulo, p. 11. fev. 2012.
CAETANO, L. M.; YAEGASHI, S. F. R. Relação escola e família: Diálogos interdisciplinares para a formação da criança. São Paulo: Paulinas, 2014.
CANEDO, M. L. Família e escola: interações densas e tensas. Curitiba, Appris, 2018.
CARVALHO I. M. M; ALMEIDA P. H. de. Família e Proteção Social. São Paulo Perspec. v. 17, n. 2, 2003.
COULANGES, N. D. F.de. A cidade antiga. Traduzido por Fernando de Aguiar. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
ENGELS, F. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. In: MARX, Karl, ENGELS, Friedrich. BestBolso; Edição de bolso, 2014.
ESTEVES. J. M. O mal estar docente: a sala de aula e a saúde do professor. Bauru: EDUSC, 2013.
ELSEN, I. Cuidado Familial: Uma proposta inicial de sistematização conceitual. In. O viver em família e a sua interface com a saúde e a doença. Maringá: Eduem, 2012.
EVANGELISTA, F; GOMES, P. de T. Educação para o pensar. Campinas: Alínes, 2021.
FETTERMANN, J. TAMARIZ, A. D. R. Ensino remoto e ressignificação de práticas e papéis na educação. Linguagem e Tecnologia, v. 14, n. 1, 2021.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2012.
GUIDETTI, A. A.; MARTINELLI, S. C. Percepções Infantis: Relações entre Motivação Escolar e Suporte Familiar. Psico-USF, v. 22, n. 3, p. 515-525, 2017.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
HOPPE, M. M. W.; FOLBERG, M. N. O desejo e a aprendizagem da leitura e da escrita. Ágora (Rio de Janeiro), v. 20 n. 1, p. 147-158, 2017.
LA TAILLE, Y. J. J. M. R. de.; PEDRO-SILVA, N.; JUSTO, J. S. Indisciplina/disciplina: ética, moral e ação do professor. Porto Alegre: Mediação, 2012. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001518138. Acesso em: 25 fev. 2023.
LIMA, T. B. H. L; CHAPADEIRO. Encontros e (des)encontros no sistema família-escola. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. V. 19, n. 3, p. 493-502, 2015.
MACEDO, R. M. S. de. A relação família-escola: um olhar sistêmico sobre a queixa escolar. Appris Editora, 2020.
MAIESKI, S.; OLIVEIRA, K. L.; BELUCE, A. C.; RUFINI, S. E. Motivação de alunos do ensino fundamental: estudo de duas realidades culturais. Psicologia Escolar e Educacional, v. 21, n. 3, p. 601-608. 2017.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2016.
MEDEIROS, S. A. R. R. VELASQUEZ, M.D. DAL RIO, M. C. E. MARQUES, D. D. As trajetórias de vida por cuidadores principais. In: KARCH, U.M.S (org.). Envelhecimento com Dependência: Revelando Cuidadores. São Paulo: EDUC, 2008.
MELMAN, J. Família e doença mental. 3 ed. São Paulo: Escrituras, 2016.
OLIVEIRA, L. C. F. Escola e família numa rede de (des)encontros: um estudo das representações de pais e professores. 2 ed. São Paulo: Cabral Editora, 2012.
OLIVEIRA, A. G. de.; et al. Associação entre o desempenho em leitura de palavras e a disponibilidade de recursos no ambiente familiar. Audiol Commun Res. v. 21, p. 03-07, 2016.
PEREIRA, M. A. O. Transtorno Mental: dificuldades enfrentadas pela família. Rev. São Paulo. Esc. Enfermagem., v. 37, n. 4, p. 92-100, 2003.
PRADO, D. O que é família? 18 ed. São Paulo: Brasiliense, 2011.
ROMANELLI, G. Autoridade e poder na família. In: Carvalho, M. C.B.A. Família contemporânea em debate. 2 ed. São Paulo: EDUC/Cortez, 2013.
RIBEIRO, R.; CIASCA, S. M.; CAPELATTO, I. V. Relação entre recursos familiares e desempenho escolar de alunos do 5º ano do ensino fundamental de escola pública. Revista Psicopedagogia, v. 33, n. 101, p. 164-174, 2016.
RIBEIRO, A. E. Escrever, hoje: Palavra, imagem e tecnologias digitais na educação. São Paulo: Parábola, 2018.
SILVA, Y. C.; SILVA, K. L. Constituição do sujeito cuidador na atenção domiciliar: Dimensões psicoafetiva, cognitiva e moral. Esc. Anna Nery, v. 24, n. 4, p. 01-09, 2020.
SANTOS, G. L.; DAZZANI, M. V. M.; ZUCOLOTO, C. S. V. Narrativas de familiares sobre as dificuldades no processo de escolarização. Psicologia Escolar e Educacional. v. 23, n. 1, 2019.
YAEGASHI, S. F. R. Família Desenvolvimento e Aprendizagem: Um Olhar Psicopedagógico. In: RODRIGUES, E. Rosin, S. M. Maringá: Eduem, 2007.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Categorias
Licença
© 2024 Journal of Multidisciplinary Sustainability and Innovation
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.