A relação família e escola no desenvolvimento da aprendizagem de alunos do ensino fundamental

Autores

  • Diana Cândido de Lima Faculdades Integradas do Ceará - UniFIC
  • Rodolfo Rodrigo de Almeida Lacerda Universidade Federal Rural do Semi-árido - Ufersa
  • Damiana Ferreira da Silva Faculdades Integradas do Ceará - UniFIC
  • Francisco Ivo Gomes de Lavor Univerdade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Samuel Ilo Fernandes de Amorim Faculdades Integradas do Ceará - UniFIC
  • Sandra Maijane Soares de Belchior Univerdade Federal de Campina Grande - UFCG
Palavras-chave: Educação infantil, Ambiente escolar, Aprendizagem, Família

Resumo

Estabelecer a comunicação entre os pais e a escola é considerado essencial, pois essa parceria traz inúmeros benefícios que promovem o progresso do aluno de forma determinada. Salienta-se que mesmo tendo objetivos em comum, família e escola devem fazer sua parte para que obtenham o caminho do sucesso, visando conduzir crianças e jovens a um futuro melhor. O ideal é que ambas tracem as mesmas metas de forma simultânea, formando cidadãos críticos preparados para enfrentar a diversidade de situações que surgem na sociedade. Diante do exposto, O presente trabalho tem como objetivo ressaltar algumas considerações sobre a importância da família na escola e sua contribuição no processo de aprendizagem dos alunos. Durante a construção desse trabalho buscou-se responder a seguinte pergunta: de que forma a família na escola pode contribuir no processo de aprendizagem do alunos do ensino fundamental? Os objetivos foram alcançados, mediante a aplicação de metodologia bibliográfica de cunho qualitativo, por meio de consulta de livros e artigos publicados em periódicos eletrônicos, com autores relevantes da temática em estudo, permitindo assim abordar os seguintes assuntos: a escola através dos tempos; o papel da família no ambiente escolar; caminhos para estudar a relação família-escola. Os assuntos possibilitaram o entendimento de que a relação família e escola apresenta-se como ferramenta no desenvolvimento da aprendizagem de alunos do ensino fundamental.

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Publicado em

23 de janeiro de 2024

Como Citar

CÂNDIDO DE LIMA, D.; RODRIGO DE ALMEIDA LACERDA, R.; FERREIRA DA SILVA, D.; IVO GOMES DE LAVOR, F.; ILO FERNANDES DE AMORIM, S.; MAIJANE SOARES DE BELCHIOR, S. A relação família e escola no desenvolvimento da aprendizagem de alunos do ensino fundamental. Journal of Multidisciplinary Sustainability and Innovation, Iguatu, v. 1, n. 2, p. 19–27, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/jmsi/article/view/2181. Acesso em: 12 abr. 2024.

Seção

Educação e suas Tecnologias

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