Edições anteriores

  • Capa da edição inaugural da revista.

    Edição Inaugural
    v. 1 n. 1 (2023)

    A Revista Journal of Multidisciplinary Sustainability and Innovation - JMSI apresenta na sua edição inaugural três seções, compostas por cinco textos de autoria de professores pesquisadores e seus orientados que atuam nas áreas de pedagogia, ciências jurídicas e da saúde da Faculdades Integradas do Ceará – UniFIC. A seção de Educação e suas tecnologias, traz, a conceituação, fundamentação e implantação da extensão universitária nos moldes da curricularização da extensão na Educação Superior Brasileira; a seção de Ciências jurídicas, presenta em seus dois textos duas temáticas sobre violência, a primeira com ênfase a violência obstétrica e a segunda, violência contra a mulher; a seção de Saúde e inovação, apresenta um resgate sobre as terapias farmacológicas e a atuação do profissional farmacêutico.

  • Ensino e pesquisa multidisciplinar
    v. 1 n. 2 (2023)

    Com grande satisfação, apresentamos a segunda edição da Revista Journal of Multidisciplinary Sustainability and Innovation - JMSI, trazendo uma compilação enriquecedora de contribuições acadêmicas de renomados professores pesquisadores e seus orientados nas áreas da saúde e pedagogia das Faculdades Integradas do Ceará – UniFIC. 

    Na seção dedicada à Saúde e Inovação, destacamos a importância da fisioterapia aquática no contexto do envelhecimento, oferecendo uma visão aprofundada sobre os benefícios proporcionados a pacientes idosos. Além disso, exploramos um alerta esclarecedor acerca dos riscos e benefícios associados à terapia medicamentosa para emagrecimento em mulheres, promovendo uma discussão crítica e embasada sobre práticas terapêuticas. Aprofundando ainda mais nossas percepções, oferecemos uma rica abordagem sobre os impactos da pandemia da COVID-19 nos cuidados paliativos da terapia intensiva, abrangendo aspectos clínicos e humanitários.

    Na seção dedicada à Educação e suas Tecnologias, destacamos uma excelente abordagem sobre a complexa e fundamental relação entre família e escola no desenvolvimento da aprendizagem de alunos do ensino fundamental. Este artigo oferece comentários valiosos sobre a promoção de um ambiente educacional mais colaborativo e eficaz, reconhecendo o papel essencial desempenhado por todos os agentes envolvidos no processo educativo.

    Estamos confiantes de que esta edição contribuirá significativamente para o enriquecimento do conhecimento acadêmico, promovendo a disseminação de pesquisas relevantes e inovadoras. Agradecemos a todos os autores e colaboradores que tornaram possível esta publicação, reafirmando nosso compromisso com a promoção da multidisciplinaridade, sustentabilidade e inovação no campo acadêmico. Boa leitura!