Edições anteriores
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Edição Inaugural
v. 1 n. 1 (2023)A Revista Journal of Multidisciplinary Sustainability and Innovation - JMSI apresenta na sua edição inaugural três seções, compostas por cinco textos de autoria de professores pesquisadores e seus orientados que atuam nas áreas de pedagogia, ciências jurídicas e da saúde da Faculdades Integradas do Ceará – UniFIC. A seção de Educação e suas tecnologias, traz, a conceituação, fundamentação e implantação da extensão universitária nos moldes da curricularização da extensão na Educação Superior Brasileira; a seção de Ciências jurídicas, presenta em seus dois textos duas temáticas sobre violência, a primeira com ênfase a violência obstétrica e a segunda, violência contra a mulher; a seção de Saúde e inovação, apresenta um resgate sobre as terapias farmacológicas e a atuação do profissional farmacêutico.
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Saberes interdisciplinares
v. 2 n. 1 (2024)É com grande satisfação que apresentamos o Volume 2, número 1 da Journal of Multidisciplinary Sustainability and Innovation – JMSI, publicação que reafirma o compromisso das Faculdades Integradas do Ceará – UniFIC com a produção científica. Nesta edição, reunimos contribuições significativas de professores pesquisadores das áreas da Saúde e Pedagogia, refletindo o potencial inovador e o olhar crítico sobre questões contemporâneas em seus respectivos campos de atuação.
Na seção dedicada à Saúde e Inovação, destacamos estudos que evidenciam o papel dos profissionais da saúde e os desafios emergentes na prática clínica e no contexto social. O artigo Importância do papel do enfermeiro na assistência a pacientes com doenças cardiovasculares no setor de hemodinâmica busca destacar a atuação especializada do enfermeiro nesse setor, com base em evidências da literatura científica. Outro trabalho, intitulado Relação entre o uso indiscriminado de esteroides androgênicos anabolizantes e alterações no sistema cardiovascular, explora os riscos associados ao uso não supervisionado dessas substâncias e suas implicações no sistema cardiovascular. Por fim, o estudo sobre o reflexo da pandemia da COVID-19 na comercialização de medicamentos: um estudo de caso em uma farmácia no município de Cedro-Ceará analisa o impacto da pandemia na procura e venda de medicamentos como ivermectina, azitromicina e dexametasona, revelando mudanças de comportamento e consumo em um contexto de crise sanitária.
Na seção voltada à Educação e suas tecnologias, o artigo A importância do brincar para a aprendizagem na educação infantil investiga como as atividades lúdicas influenciam positivamente no processo de ensino-aprendizagem, ressaltando a relevância do brincar como prática pedagógica essencial na formação de crianças na primeira infância.
Acreditamos que os trabalhos aqui apresentados não apenas contribuem para o avanço do conhecimento em suas respectivas áreas, como também fortalecem os pilares que sustentam o ensino, a pesquisa e a extensão no ambiente acadêmico.
Agradecemos a todos os autores e colaboradores por suas valiosas contribuições. Que está publicação inspire novas reflexões, diálogos e ações comprometidas com a sustentabilidade, a inovação e o desenvolvimento humano.
Boa leitura!
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Ensino e pesquisa multidisciplinar
v. 1 n. 2 (2023)Com grande satisfação, apresentamos a segunda edição da Revista Journal of Multidisciplinary Sustainability and Innovation - JMSI, trazendo uma compilação enriquecedora de contribuições acadêmicas de renomados professores pesquisadores e seus orientados nas áreas da saúde e pedagogia das Faculdades Integradas do Ceará – UniFIC.
Na seção dedicada à Saúde e Inovação, destacamos a importância da fisioterapia aquática no contexto do envelhecimento, oferecendo uma visão aprofundada sobre os benefícios proporcionados a pacientes idosos. Além disso, exploramos um alerta esclarecedor acerca dos riscos e benefícios associados à terapia medicamentosa para emagrecimento em mulheres, promovendo uma discussão crítica e embasada sobre práticas terapêuticas. Aprofundando ainda mais nossas percepções, oferecemos uma rica abordagem sobre os impactos da pandemia da COVID-19 nos cuidados paliativos da terapia intensiva, abrangendo aspectos clínicos e humanitários.
Na seção dedicada à Educação e suas Tecnologias, destacamos uma excelente abordagem sobre a complexa e fundamental relação entre família e escola no desenvolvimento da aprendizagem de alunos do ensino fundamental. Este artigo oferece comentários valiosos sobre a promoção de um ambiente educacional mais colaborativo e eficaz, reconhecendo o papel essencial desempenhado por todos os agentes envolvidos no processo educativo.
Estamos confiantes de que esta edição contribuirá significativamente para o enriquecimento do conhecimento acadêmico, promovendo a disseminação de pesquisas relevantes e inovadoras. Agradecemos a todos os autores e colaboradores que tornaram possível esta publicação, reafirmando nosso compromisso com a promoção da multidisciplinaridade, sustentabilidade e inovação no campo acadêmico. Boa leitura!