v. 2 n. 1 (2024): Saberes interdisciplinares

É com grande satisfação que apresentamos o Volume 2, número 1 da Journal of Multidisciplinary Sustainability and Innovation – JMSI, publicação que reafirma o compromisso das Faculdades Integradas do Ceará – UniFIC com a produção científica. Nesta edição, reunimos contribuições significativas de professores pesquisadores das áreas da Saúde e Pedagogia, refletindo o potencial inovador e o olhar crítico sobre questões contemporâneas em seus respectivos campos de atuação.
Na seção dedicada à Saúde e Inovação, destacamos estudos que evidenciam o papel dos profissionais da saúde e os desafios emergentes na prática clínica e no contexto social. O artigo Importância do papel do enfermeiro na assistência a pacientes com doenças cardiovasculares no setor de hemodinâmica busca destacar a atuação especializada do enfermeiro nesse setor, com base em evidências da literatura científica. Outro trabalho, intitulado Relação entre o uso indiscriminado de esteroides androgênicos anabolizantes e alterações no sistema cardiovascular, explora os riscos associados ao uso não supervisionado dessas substâncias e suas implicações no sistema cardiovascular. Por fim, o estudo sobre o reflexo da pandemia da COVID-19 na comercialização de medicamentos: um estudo de caso em uma farmácia no município de Cedro-Ceará analisa o impacto da pandemia na procura e venda de medicamentos como ivermectina, azitromicina e dexametasona, revelando mudanças de comportamento e consumo em um contexto de crise sanitária.
Na seção voltada à Educação e suas tecnologias, o artigo A importância do brincar para a aprendizagem na educação infantil investiga como as atividades lúdicas influenciam positivamente no processo de ensino-aprendizagem, ressaltando a relevância do brincar como prática pedagógica essencial na formação de crianças na primeira infância.
Acreditamos que os trabalhos aqui apresentados não apenas contribuem para o avanço do conhecimento em suas respectivas áreas, como também fortalecem os pilares que sustentam o ensino, a pesquisa e a extensão no ambiente acadêmico.
Agradecemos a todos os autores e colaboradores por suas valiosas contribuições. Que está publicação inspire novas reflexões, diálogos e ações comprometidas com a sustentabilidade, a inovação e o desenvolvimento humano.
Boa leitura!