A importância do brincar para a aprendizagem na educação infantil
Palavras-chave:
Brincadeiras, Ludicidade, Práticas educativasResumo
O brincar é essencial para o desenvolvimento e bem-estar da criança como um ato criativo e prazeroso. Nos últimos anos, a educação tem buscado formas de integrar práticas lúdicas no processo de ensino-aprendizagem, reconhecendo que o brincar não é apenas uma atividade recreativa, mas uma ferramenta fundamental para a formação integral do indivíduo. As brincadeiras desempenham diversas funções importantes, como permitir que a criança conheça o mundo ao seu redor e brinque pelo prazer de brincar. Desse modo, é fundamental que o pedagogo compreenda a importância do lúdico no processo educativo como profissional responsável pelo trabalho docente na educação infantil e nas práticas educativas que ocorrem no espaço escolar. Assim, o objetivo é identificar a relevância das brincadeiras para a aprendizagem na educação infantil. Este é um estudo de caráter exploratório, que utiliza pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa. A pesquisa qualitativa foca no conjunto de significados, razões, desejos, crenças, valores e comportamentos. Os resultados do estudo evidenciam que os jogos e as brincadeiras, enquanto fenômenos culturais, possuem grande relevância no contexto da Educação Infantil, sendo apontados pela BNCC e por autores relevantes como práticas essenciais para ampliar as experiências e habilidades das crianças. A pesquisa também destaca que a ludicidade, além de favorecer o aprendizado, exige intencionalidade pedagógica, com atividades planejadas que integrem os conteúdos e objetivos educacionais. Nesse sentido, a formação docente é fundamental, pois capacita os professores a adotar metodologias lúdicas, como contação de histórias, pintura e música, incentivando a criatividade e promovendo novas habilidades no processo de ensino-aprendizagem.
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