A importância do brincar para a aprendizagem na educação infantil

Autores

  • Francisca Talyta Leite Gonçalves Faculdades Integradas do Ceará
  • Francisca Eliane Teixeira da Costa Ferreira Faculdades Integradas do Ceará
  • Vanessa Guedes Ribeiro Must university
  • Francisco das Chagas Magalhães Neto Faculdade Kurius
  • Rodolfo Rodrigo de Almeida Lacerda Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Brincadeiras, Ludicidade, Práticas educativas

Resumo

O brincar é essencial para o desenvolvimento e bem-estar da criança como um ato criativo e prazeroso. Nos últimos anos, a educação tem buscado formas de integrar práticas lúdicas no processo de ensino-aprendizagem, reconhecendo que o brincar não é apenas uma atividade recreativa, mas uma ferramenta fundamental para a formação integral do indivíduo. As brincadeiras desempenham diversas funções importantes, como permitir que a criança conheça o mundo ao seu redor e brinque pelo prazer de brincar. Desse modo, é fundamental que o pedagogo compreenda a importância do lúdico no processo educativo como profissional responsável pelo trabalho docente na educação infantil e nas práticas educativas que ocorrem no espaço escolar. Assim, o objetivo é identificar a relevância das brincadeiras para a aprendizagem na educação infantil. Este é um estudo de caráter exploratório, que utiliza pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa. A pesquisa qualitativa foca no conjunto de significados, razões, desejos, crenças, valores e comportamentos. Os resultados do estudo evidenciam que os jogos e as brincadeiras, enquanto fenômenos culturais, possuem grande relevância no contexto da Educação Infantil, sendo apontados pela BNCC e por autores relevantes como práticas essenciais para ampliar as experiências e habilidades das crianças. A pesquisa também destaca que a ludicidade, além de favorecer o aprendizado, exige intencionalidade pedagógica, com atividades planejadas que integrem os conteúdos e objetivos educacionais. Nesse sentido, a formação docente é fundamental, pois capacita os professores a adotar metodologias lúdicas, como contação de histórias, pintura e música, incentivando a criatividade e promovendo novas habilidades no processo de ensino-aprendizagem.

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Referências

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Publicado

16-04-2025

Como Citar

GONÇALVES, Francisca Talyta Leite; FERREIRA, Francisca Eliane Teixeira da Costa; RIBEIRO, Vanessa Guedes; MAGALHÃES NETO, Francisco das Chagas; LACERDA, Rodolfo Rodrigo de Almeida. A importância do brincar para a aprendizagem na educação infantil. Journal of Multidisciplinary Sustainability and Innovation, Iguatu, v. 2, n. 1, p. 23–28, 2025. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/jmsi/article/view/6470. Acesso em: 19 jun. 2025.

Edição

Seção

Educação e suas Tecnologias

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