DO PALCO PARA A SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA DOS EXTENSIONISTAS COM O TEN COMO METODOLOGIA ANTIRRACISTA NA PERSPECTIVA DE ABDIAS NASCIMENTO

Autores

  • Dalvan Ferreira da Silva
  • Edinalva Pequeno da Silva
  • Leandro de Sousa Almeida
  • Sônia Maria Lira Ferreira

Palavras-chave:

Educação Antirracista, Teatro Experimental do Negro, Oficinas pedagógicas, Mito da Democracia Racial

Resumo

Este trabalho registra o desenvolvimento das atividades do projeto Teatro Experimental do Negro, tendo como objetivo combater o racismo nas escolas do ensino médio no Cariri Paraibano, inspirando-se no pensamento de Abdias Nascimento. Utilizamos o teatro como ferramenta pedagógica para promover a consciência crítica sobre a questão racial, fortalecendo a implementação da Lei 10.639/2003. Durante sua segunda vigência, o projeto visou proporcionar a todos os envolvidos, oficinas e eventos que valorizam a cultura afro-brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03-11-2025

Como Citar

DALVAN FERREIRA DA SILVA; EDINALVA PEQUENO DA SILVA; LEANDRO DE SOUSA ALMEIDA; SÔNIA MARIA LIRA FERREIRA. DO PALCO PARA A SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA DOS EXTENSIONISTAS COM O TEN COMO METODOLOGIA ANTIRRACISTA NA PERSPECTIVA DE ABDIAS NASCIMENTO. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 5, n. 1, 2025. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/6966. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.