COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE ZOOLOGIA POR MEIO DO YOUTUBE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
As redes sociais são grandes aliadas da comunidade acadêmica, em se tratando de promover a divulgação e a comunicação científica com os diversos segmentos da sociedade. Com o intuito de reduzir os impactos psicológicos causados pelo isolamento social resultante da crise sanitária ocasionada pela COVID-19, o presente projeto realizou palestras on-line sobre zoologia para a comunidade escolar, acadêmica e não acadêmica, ressaltando a importância ecológica, econômica e sanitária dos animais. Entre os dias 07 de setembro e 16 de dezembro de 2020, por meio do canal do Youtube do Laboratório de Pesquisa em Educação, Zoologia e Conservação (LAPEZC), oito palestras ao vivo foram transmitidas e, ao final de cada palestra, debates ao vivo com o palestrante via chat foram realizados. O público-alvo inicial eram os discentes de nível médio do Instituto Federal da Paraíba, campus Patos, contudo a comunidade acadêmica de outras instituições de ensino e a comunidade externa expressaram interesse através das redes sociais e desta forma o público-alvo foi ampliado. Com o término do projeto, as métricas de engajamento fornecidas pelo Youtube mostraram um total de 97 novas inscrições no canal e 2.177 visualizações do material produzido para o projeto. Hoje, o canal do LAPEZC-UFCG conta com 908 inscritos, 3.888 horas de exibição e 13.696 visualizações de seu conteúdo. Dessa forma, consideramos o engajamento apresentado ao nosso projeto satisfatório, uma vez que a natureza remota das atividades permitiu atingir um público-alvo amplo e diversificado, além de ter promovido a interação, crescimento profissional e intelectual dos participantes.
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© 2021 Ana Paula de Medeiros, José Alan Sales Souza, Israel Soares da Silva, Bruno Augusto Torres Parahyba Campos, Erich de Freitas Mariano, Flávia Maria da Silva Moura
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