BIOLOGIA FRENTE AO COVID-19

Autores

  • Eduarda Cinthia de Barros Universidade Federal de Campina Grande
  • Matheus Medeiros Nunes Universidade Federal de Campina Grande
  • Wyksavanne Ramos de Lima Universidade Federal de Campina Grande
  • Thaís Lucena de Oliveira Universidade Federal de Campina Grande
  • Marcos Antonio Nobrega de Sousa Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Conhecimento científico, Biologia, COVID-19

Resumo

O projeto foi executado com a participação de discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do CSTR/UFCG, no município de Patos-PB, tendo como público alvo alunos e professores de escolas públicas do ensino médio da rede Estadual, assim como, o público em geral. Como principais objetivos buscou orientar professores, alunos e público em geral, em relação ao papel da biologia frente ao COVID-19, levando informações científicas corretas. Além de envolver os alunos da graduação em atividades de extensão, buscando a divulgação científica através de canais de comunicação interativa, favorecendo assim, a integração digital entre extensionistas e a comunidade. Todas as atividades do projeto foram realizadas de forma remota, por meio de plataformas digitais e redes sociais. Durante as oficinas, foram elaborados “mini cartazes” com o intuito de esclarecer os mitos e verdades relacionado ao tema em estudo, na busca de levar informações verídicas para a sociedade através das redes sociais (Instagram e Facebook), outras plataformas digitais foram utilizadas, como o site desenvolvido pelos extensionistas, contendo informações e questionários, sempre buscando a divulgação do conhecimento científico. Também foram realizadas palestras através do uso do “Google meet”, uma plataforma de comunicação digital, visando o dialogo entre os graduandos e o púbico alvo. Foi verificado que a divulgação científica na sociedade ainda apresenta déficits, foi notável a necessidade e curiosidade dos discentes sobre a relação entre a biologia e a pandemia, e conseguiu-se atingir até o público de uma escola de educação infantil em Campina Grande-PB. Os meios utilizados foram eficazes e os objetivos propostos foram alcançados pela equipe. Vale destacar que o material produzido durante o presente projeto continua disponível na internet. Dessa forma, aumenta-se o alcance das ações do projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

18 de maio de 2021

Como Citar

DE BARROS, E. C. .; NUNES, M. M. .; DE LIMA, W. R. .; DE OLIVEIRA, T. L.; DE SOUSA, M. A. N. BIOLOGIA FRENTE AO COVID-19. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 1, n. 1, 2021. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/58. Acesso em: 4 dez. 2024.

Seção

Educação

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.