COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE ZOOLOGIA POR MEIO DO YOUTUBE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumen
As redes sociais são grandes aliadas da comunidade acadêmica, em se tratando de promover a divulgação e a comunicação científica com os diversos segmentos da sociedade. Com o intuito de reduzir os impactos psicológicos causados pelo isolamento social resultante da crise sanitária ocasionada pela COVID-19, o presente projeto realizou palestras on-line sobre zoologia para a comunidade escolar, acadêmica e não acadêmica, ressaltando a importância ecológica, econômica e sanitária dos animais. Entre os dias 07 de setembro e 16 de dezembro de 2020, por meio do canal do Youtube do Laboratório de Pesquisa em Educação, Zoologia e Conservação (LAPEZC), oito palestras ao vivo foram transmitidas e, ao final de cada palestra, debates ao vivo com o palestrante via chat foram realizados. O público-alvo inicial eram os discentes de nível médio do Instituto Federal da Paraíba, campus Patos, contudo a comunidade acadêmica de outras instituições de ensino e a comunidade externa expressaram interesse através das redes sociais e desta forma o público-alvo foi ampliado. Com o término do projeto, as métricas de engajamento fornecidas pelo Youtube mostraram um total de 97 novas inscrições no canal e 2.177 visualizações do material produzido para o projeto. Hoje, o canal do LAPEZC-UFCG conta com 908 inscritos, 3.888 horas de exibição e 13.696 visualizações de seu conteúdo. Dessa forma, consideramos o engajamento apresentado ao nosso projeto satisfatório, uma vez que a natureza remota das atividades permitiu atingir um público-alvo amplo e diversificado, além de ter promovido a interação, crescimento profissional e intelectual dos participantes.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Ana Paula de Medeiros, José Alan Sales Souza, Israel Soares da Silva, Bruno Augusto Torres Parahyba Campos, Erich de Freitas Mariano, Flávia Maria da Silva Moura
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.