Radiotelescópio BINGO: Divulgação Científica e Interdisciplinaridade

Autores

  • Luís Felipe Luís Felipe Silva Lucena
  • Erik Henrique Limeira Guimarães
  • Larissa Nascimento da Silva
  • Elizandra dos Santos Silva
  • João Rafael Lucio dos Santos
Palavras-chave: Radiotelescópio BINGO, Divulgação Científica, Interdisciplinaridade

Resumo

O Projeto BINGO envolve a pesquisa associada à construção, instalação, coleta de dados e análise, além dos processos educativos associados ao projeto. A Educação Científica promovida pelo Projeto BINGO vai além dos muros dos centros de pesquisa por meio da formação de professores, palestras e oficinas para os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Essas atividades de divulgação contam com a colaboração de uma equipe multidisciplinar composta por engenheiros, físicos, educadores, jornalistas, artistas, químicos, comunicadores e discentes, resultando em processos interdisciplinares. Nosso projeto utiliza também de diversas ferramentas de divulgação pela web tais como o portal bingotelescope.org, do nosso canal no YouTube e dos perfis nas plataformas Instagram e Facebook. Ao longo de 2021 promovemos o evento internacional BINGO Radio telescope: Launching the portal and project updates (Radiotelescópio BINGO: Lançamento do portal e atualizações do projeto), realizamos atividades de divulgação na feira Expotec 2021 e também organizamos o evento local BINGO: Educação e Desenvolvimento na Paraíba. Essas atividades nos permitiram aproximar o radiotelescópio BINGO do público externo à universidade, bem como divulgar todo o seu potencial para o desenvolvimento de tecnologia, ciência e educação na Paraíba.

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Publicado em

5 de abril de 2022

Como Citar

LUÍS FELIPE SILVA LUCENA, L. F. .; LIMEIRA GUIMARÃES, E. H.; DA SILVA, L. N. .; SILVA, E. dos S. .; LUCIO DOS SANTOS, J. R. . Radiotelescópio BINGO: Divulgação Científica e Interdisciplinaridade. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/274. Acesso em: 5 maio. 2024.

Seção

Tecnologia e Produção