COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE ZOOLOGIA POR MEIO DO YOUTUBE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Ana Paula de Medeiros Universidade Federal de Campina Grande
  • José Alan Sales Souza Universidade Federal de Campina Grande
  • Israel Soares da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Bruno Augusto Torres Parahyba Campos Universidade Federal de Campina Grande
  • Erich de Freitas Mariano Universidade Federal de Campina Grande
  • Flávia Maria da Silva Moura Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Divulgação científica, youtube, zoologia

Resumo

As redes sociais são grandes aliadas da comunidade acadêmica, em se tratando de promover a divulgação e a comunicação científica com os diversos segmentos da sociedade. Com o intuito de reduzir os impactos psicológicos causados pelo isolamento social resultante da crise sanitária ocasionada pela COVID-19, o presente projeto realizou palestras on-line sobre zoologia para a comunidade escolar, acadêmica e não acadêmica, ressaltando a importância ecológica, econômica e sanitária dos animais. Entre os dias 07 de setembro e 16 de dezembro de 2020, por meio do canal do Youtube do Laboratório de Pesquisa em Educação, Zoologia e Conservação (LAPEZC), oito palestras ao vivo foram transmitidas e, ao final de cada palestra, debates ao vivo com o palestrante via chat foram realizados. O público-alvo inicial eram os discentes de nível médio do Instituto Federal da Paraíba, campus Patos, contudo a comunidade acadêmica de outras instituições de ensino e a comunidade externa expressaram interesse através das redes sociais e desta forma o público-alvo foi ampliado. Com o término do projeto, as métricas de engajamento fornecidas pelo Youtube mostraram um total de 97 novas inscrições no canal e 2.177 visualizações do material produzido para o projeto. Hoje, o canal do LAPEZC-UFCG conta com 908 inscritos, 3.888 horas de exibição e 13.696 visualizações de seu conteúdo. Dessa forma, consideramos o engajamento apresentado ao nosso projeto satisfatório, uma vez que a natureza remota das atividades permitiu atingir um público-alvo amplo e diversificado, além de ter promovido a interação, crescimento profissional e intelectual dos participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

18 de maio de 2021

Como Citar

DE MEDEIROS, A. P. .; SALES SOUZA, J. A. .; DA SILVA, I. S. .; CAMPOS, B. A. T. P. .; MARIANO, E. de F. .; DA SILVA MOURA, F. M. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE ZOOLOGIA POR MEIO DO YOUTUBE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 1, n. 1, 2021. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/67. Acesso em: 21 dez. 2024.

Seção

Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.