BINGO: Radioastronomia e Divulgação através de mini cornetas

Autores

  • Júlia Neves Araújo
  • Maria Eloísa Ferreira Guedes
  • Maria Gabriela Abreu de Souza
  • Nathalia Guedes Dantas
  • Daví Lima Pontes
  • Alex de Albuquerque Silva

Palavras-chave:

Física, Mini cornetas, Radiotelescópio BINGO

Resumo

Neste projeto foram desenvolvidas atividades voltadas à construção de mini cornetas através de materiais de baixo custo. A partir dessas cornetas, que são mini radiotelescópios, podemos fazer simulações e medições, pela captação de ondas de rádio. Ao longo do período de execução dessas atividades, levamos apresentações ao público externo à universidade, mostrando o processo de confecção das cornetas, a função desempenhada por seus materiais eletrônicos, os resultados obtidos e suas implicações. Além disso, ressaltamos a importância de desenvolver este tipo de aparato a baixo custo, tendo em vista tornar a obtenção de dados científicos o mais acessível possível. Também foram feitas melhorias estruturais, relacionando o primeiro protótipo aos que trabalhamos atualmente, tendo em vista a otimização da coleta de dados, o tempo e trabalho de confecção e até mesmo o transporte das cornetas, devido a dificuldades que tornaram-se claras a partir do desenrolar do projeto e apresentações. Instruindo o público acerca do funcionamento dos nossos protótipos, tornamos mais acessível a compreensão sobre o que será o Radiotelescópio BINGO. O projeto foi desenvolvido por alunas dos cursos de Física, Engenharia Elétrica e Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos, dos Campus UFCG Sede e Sumé, mostrando ainda a importância da interdisciplinaridade em projetos acadêmicos.

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Publicado

05-04-2022

Como Citar

ARAÚJO, Júlia Neves; FERREIRA GUEDES, Maria Eloísa; ABREU DE SOUZA, Maria Gabriela; DANTAS, Nathalia Guedes; PONTES, Daví Lima; SILVA, Alex de Albuquerque. BINGO: Radioastronomia e Divulgação através de mini cornetas. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/254. Acesso em: 5 dez. 2025.

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