TRILHANDO ENTRE ROCHAS E SOLOS

Autores

  • Rômulo Tavares Leite Filho Universidade Federal de Campina Grande
  • Ítalo Ramon de Andrade Trajano Universidade Federal de Campina Grande
  • Fernanda Euclésia Alves Lima Universidade Federal de Campina Grande
  • Jacqueline Pires Gonçalves Lustosa Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Labogeo, Ferramenta pedagógica, Rochas, Minerais

Resumo

A 2ª edição do projeto de extensão trilhando Entre Rochas e Solos, teve como principal objetivo dar continuidade a interlocução entre o conhecimento acadêmico e o escolar, por meio de um espaço temático que funciona como importante recurso pedagógico para o ensino de geografia física. O laboratório de Geografia Física (LABOGEO), através do seu acervo de coleções de amostras de minerais e rochas vem se consolidando como ferramenta pedagógica de interface entre a universidade e a escola. Além disso auxilia aos graduandos dos cursos de Licenciatura em Geografia, Biologia, Física e Química a compor a materialidade dos conteúdos vinculados aos componentes curriculares geologia geral, pedologia e geomorfologia, principalmente, daqueles referentes aos processos invisíveis ligados à dinâmica interna do planeta Terra, Dessa forma, contribui de forma incisiva na formação docente, sobretudo no que diz respeito à transposição didática, ou seja, promovendo a articulação dos conteúdos pedagógicos e educacionais tão necessários na hora de ensinar. A Consolidação dessa importante ferramenta pedagógica vem sendo demonstrada pelo expressivo número de estudantes do Ensino Básico e de graduação do Centro de Formação de Professores que visitam o laboratório. Vale registrar que os alunos do Ensino Básico são das instituições de ensino do município e das cidades es Estados vizinhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

19 de junho de 2024

Como Citar

FILHO, R. T. L.; TRAJANO, Ítalo R. de A.; LIMA, F. E. A.; LUSTOSA, J. P. G. TRILHANDO ENTRE ROCHAS E SOLOS. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 5, n. 2, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/2553. Acesso em: 21 dez. 2024.

Seção

Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)