FOTOGRAFIA COLABORATIVA NA ESCOLA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

Autores

  • Geisesy Caroline Bezerra de Pontes UFCG
  • Isabel Souza de Oliveira UFCG
  • Luanna Diniz Santos UFCG
  • Maria das Graças Amaro da Silva UFCG
Palavras-chave: Educomunicação, Fotografia e arte

Resumo

Relato de experiência do projeto de extensão intitulado “Fotografia Colaborativa na Escola”, que ocorreu Escola Cidadã Integral Monte Carmelo, na cidade de Campina Grande - PB, com crianças do 6° ano do ensino fundamental. O objetivo do projeto foi desenvolver uma série de oficinas sobre iniciação à fotografia, com o intuito de despertar nos estudantes a criatividade, uma visão crítica de mundo e a serem protagonistas do próprio saber. A metodologia utilizada durante o projeto foi adaptada para a fotografia, da arte-educadora Cláudia Colagrande (2009), denominado Metodologia Espiral, com cinco etapas, as quais são: sensibilização, motivação, fazer fotográfico, contemplação e análise fotográfica. Tendo o objetivo maior de trabalhar a sensibilidade, desenvolver nos estudantes um olhar fotográfico e construir uma consciência crítica sobre a realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

19 de junho de 2024

Como Citar

PONTES, G. C. B. de .; OLIVEIRA, I. S. de .; SANTOS, L. D. .; SILVA, M. das G. A. da . FOTOGRAFIA COLABORATIVA NA ESCOLA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 5, n. 2, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/2467. Acesso em: 7 out. 2024.

Seção

Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)