FOTOGRAFIA COLABORATIVA NA ESCOLA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

Autores

  • Geisesy Caroline Bezerra de Pontes UFCG
  • Isabel Souza de Oliveira UFCG
  • Luanna Diniz Santos UFCG
  • Maria das Graças Amaro da Silva UFCG

Palavras-chave:

Educomunicação, Fotografia e arte

Resumo

Relato de experiência do projeto de extensão intitulado “Fotografia Colaborativa na Escola”, que ocorreu Escola Cidadã Integral Monte Carmelo, na cidade de Campina Grande - PB, com crianças do 6° ano do ensino fundamental. O objetivo do projeto foi desenvolver uma série de oficinas sobre iniciação à fotografia, com o intuito de despertar nos estudantes a criatividade, uma visão crítica de mundo e a serem protagonistas do próprio saber. A metodologia utilizada durante o projeto foi adaptada para a fotografia, da arte-educadora Cláudia Colagrande (2009), denominado Metodologia Espiral, com cinco etapas, as quais são: sensibilização, motivação, fazer fotográfico, contemplação e análise fotográfica. Tendo o objetivo maior de trabalhar a sensibilidade, desenvolver nos estudantes um olhar fotográfico e construir uma consciência crítica sobre a realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-06-2024

Como Citar

PONTES, Geisesy Caroline Bezerra de; OLIVEIRA, Isabel Souza de; SANTOS, Luanna Diniz; SILVA, Maria das Graças Amaro da. FOTOGRAFIA COLABORATIVA NA ESCOLA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 5, n. 2, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/2467. Acesso em: 14 jul. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.