ARTE TERAPIA NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
A execução do projeto de extensão teve como participação os alunos do curso de: Enfermagem, Lic. Matemática e Lic. Geografia da UFCG campus Cajazeiras e Farmácia campus Cuité, foi realizado de forma virtual pela plataforma Google Meet, por meio da colaboradora e enfermeira da Instituição de Longa Permanência Lucas Zorn, no qual abriga cerca de 20 idosos, com objetivo de melhorar a qualidade de vida dos idosos institucionalizados e promover o bem estar psicossocial. Nos baseamos em artigos científicos que abordavam a arteterapia como promotora de bem-estar citados por Jardim (2020) e Marins (2020). As intervenções artísticas foram executadas por meio de videochamadas utilizando como ferramenta de ação apresentações musicais, pinturas, poemas, leitura, entre outros tipos, visando assim estabelecer e mensurar o impacto que a arte causa no bem-estar destes idosos. Observou-se que o uso da arte como terapia apresenta melhorias na memória, na interação social, ajuda com as relações pessoais, na condição física e emocional, além de outros benefícios que contribuem para uma melhor qualidade de vida do idoso. Em virtude disso é perceptível que a arte possui relação direta com o bem estar, assim ao levar a arte terapia para as instituições de longa permanência é possível possibilitar melhores condições aos seus usuários.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2022 Rafaela Amaro Januário, David Adley Macêdo de Holanda, Italo Silvino de Morais, José Vilamar Rodrigues Vidal Junior, Raíla de Carvalho Bento, Francisco Fábio Marques da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.