UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO EM SAÚDE PARA CAPACITAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE SOBRE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19

Autores

  • Erica Pereira Alves Universidade Federal de Campina Grande
  • Letícia Lany de Miranda Medeiros Universidade Federal de Campina Grande
  • Daniele Mamedio de Andrade Universidade Federal de Campina Grande
  • Amanda Alana de Miranda Alves Universidade Federal de Campina Grande
  • Taciana da Costa Farias Almeida
Palavras-chave: Agentes Comunitários de Saúde, Ensino, Hipertensão

Resumo

O Agente Comunitário da Saúde é elo entre a Unidade de Saúde e os usuários, sendo essencial no acompanhamento do tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica, especialmente no contexto de enfrentamento do COVID-19. Este projeto teve como objetivo relatar a experiência de estudantes do curso de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande na capacitação de Agentes Comunitários da Saúde em Hipertensão Arterial em contexto da pandemia do COVID-19. As atividades foram conduzidas por quatro estudantes do curso de Enfermagem e pela coordenadora do projeto, no período de Agosto a Dezembro de 2020. Todos os encontros ocorreram de forma remota pela ferramenta online Google Meet, escolhida para a realização do projeto pela facilidade de uso e em concordância com as recomendações da Organização Mundial de Saúde em relação ao distanciamento social, no contexto da pandemia. O uso dessa ferramenta, associada com a utilização de instrumentos tecnológicos como o Kahoot!, Wordwall, Google Forms, exposição de vídeos produzidos pelo Canva, e redes sociais (WhatsApp e Instagram), possibilitou a interação com os ACS, e oportunizou a manutenção do processo dinâmico, iterativo e motivacional. O uso dessas tecnologias para informação e comunicação em saúde, mostraram-se eficazes na capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde para promover saúde entre os indivíduos com hipertensão arterial, durante a pandemia. Os materiais elaborados durante a execução do projeto puderam ser disseminados pelas redes sociais com elevado alcance, substituindo as orientações presenciais fornecidas pelos ACS. Por se tratar de uma ferramenta inovadora, foi necessário a adaptação dos participantes mediante o contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

18 de maio de 2021

Como Citar

PEREIRA ALVES, E. .; DE MIRANDA MEDEIROS, L. L. .; MAMEDIO DE ANDRADE, D. .; DE MIRANDA ALVES, A. A. .; DA COSTA FARIAS ALMEIDA, T. . UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO EM SAÚDE PARA CAPACITAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE SOBRE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 1, n. 1, 2021. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/51. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Saúde