UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO EM SAÚDE PARA CAPACITAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE SOBRE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19
Resumo
O Agente Comunitário da Saúde é elo entre a Unidade de Saúde e os usuários, sendo essencial no acompanhamento do tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica, especialmente no contexto de enfrentamento do COVID-19. Este projeto teve como objetivo relatar a experiência de estudantes do curso de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande na capacitação de Agentes Comunitários da Saúde em Hipertensão Arterial em contexto da pandemia do COVID-19. As atividades foram conduzidas por quatro estudantes do curso de Enfermagem e pela coordenadora do projeto, no período de Agosto a Dezembro de 2020. Todos os encontros ocorreram de forma remota pela ferramenta online Google Meet, escolhida para a realização do projeto pela facilidade de uso e em concordância com as recomendações da Organização Mundial de Saúde em relação ao distanciamento social, no contexto da pandemia. O uso dessa ferramenta, associada com a utilização de instrumentos tecnológicos como o Kahoot!, Wordwall, Google Forms, exposição de vídeos produzidos pelo Canva, e redes sociais (WhatsApp e Instagram), possibilitou a interação com os ACS, e oportunizou a manutenção do processo dinâmico, iterativo e motivacional. O uso dessas tecnologias para informação e comunicação em saúde, mostraram-se eficazes na capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde para promover saúde entre os indivíduos com hipertensão arterial, durante a pandemia. Os materiais elaborados durante a execução do projeto puderam ser disseminados pelas redes sociais com elevado alcance, substituindo as orientações presenciais fornecidas pelos ACS. Por se tratar de uma ferramenta inovadora, foi necessário a adaptação dos participantes mediante o contexto.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2021 Erica Pereira Alves, Letícia Lany de Miranda Medeiros, Daniele Mamedio de Andrade, Amanda Alana de Miranda Alves, Taciana da Costa Farias Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.