EDUTECH: CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES NO ENSINO REMOTO
Resumo
A pandemia revolucionou o ambiente das práticas de telecomunicação no ensino brasileiro. Esse novo cenário determinou a necessidade dos docentes terem conhecimento no uso das ferramentas educativas tecnológicas de ensino remoto. Assim, a capacitação desses sujeitos torna-se matriz para a manutenção do ensino de qualidade. A execução do projeto contou com participação de alunos dos Cursos de Medicina (CCBS/UFCG), beneficiando o públicoalvo de docentes da Unidade Acadêmica de Medicina do CCBS, a de Educadores do PVS de Cajazeiras e Sousa, com um total de 60 pessoas atendidas, utilizou-se o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle® para avisos, materiais, atividades avaliativas e centralização das informações, com encontros síncronos através do Google Meet®, e canais de comunicação, como Telegram® e Instagram®, sendo as ferramentas ensinadas: Prezi®, Canva®, Google Docs®, Google Jamboard® e Socrative®. A capacitação foi realizada por materiais complementares semanais, encontros síncronos quinzenais e atividades avaliativas mensais da ferramenta. Com a amostra de 10 pessoas que mantiveram assiduidade necessária (n=60, DP=0.5, ME=0.14, z-score=1.28), realizou-se a análise descritiva do projeto por meio de questionários likert. Demonstrando 100% de concordância do projeto de capacitação para contribuição no desenvolvimento pessoal, relevância para desafios diários e satisfação. De forma global, o likert demonstrou 54% de aprovação total, e 93% de aceitação. Ademais, 80% das ferramentas apresentaram ensino ideal, e a única que não obteve (Socrative), tendeu a neutralidade. Portanto, o projeto foi executado de forma excelente.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2022 Alana Emile Pinto Carvalho, Ellen Monick Moreira dos Santos, Rebeca Sousa Oliveira Galdino, Anselmo Ribeiro Lopes, Janeide Albuquerque Cavalcanti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.