EDUTECH: DESENVOLVIMENTO DE AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO
Resumo
O cotidiano das atividades letivas foi profundamente alterado após a pandemia, forçando a transformação da metodologia de ensino para o remoto. Esse processo apresenta-se com resistência, frente ao Censo de Educação Superior de 2018 demonstrando que a média de idade dos docentes era de 40-50 anos, geração denominada de “imigrantes digitais”, e com cerca de 71% dos docentes sem o domínio técnico de lecionar remotamente. Frente a isso, desenvolveu-se o presente projeto de extensão, que contou com participação de alunos dos Cursos de Medicina (CCBS/UFCG) e Nutrição (CES/UFCG), beneficiando o público-alvo de docentes da Unidade Acadêmica de Medicina do CCBS, a de Educadores do PVS de Cajazeiras e Sousa, com um total de 60 pessoas atendidas. Para isso, o grupo projetou um ambiente virtual de aprendizagem utilizando a plataforma Moodle®. Através dela, as ferramentas a serem ensinadas eram organizadas em blocos, onde nesses blocos era possível verificar atividades avaliativas, materiais complementares, recursos multimídia. Além disso, os encontros eram disponibilizados em um espaço específico de avisos, e os encontros síncronos gravados para posterior acesso. Para a análise descritiva da efetividade da plataforma, determinou-se amostra de 10 pessoas que mantiveram assiduidade necessária (n=19, DP=0.5, ME=0.14, z-score=1.28), onde estas responderam um questionário likert com 33 questões. 100% dos usuários concordou que o ambiente virtual era acessível, com desenhos, fotos e imagens ideias. A navegabilidade foi boa para 100% deles, também. Percebe-se, portanto que o ambiente virtual foi bem planejado e projetado para o público-alvo, servindo como base para futuros projetos de mesma instância.
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© 2022 Marcos Moisés Brito Fernandes, Maria Antônia Evaristo de Souza Simões, Anselmo Ribeiro Lopes, Janeide Albuquerque Cavalcante
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