EDUTECH: DESENVOLVIMENTO DE AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO

Autores

  • Marcos Moisés Brito Fernandes Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria Antônia Evaristo de Souza Simões Universidade Federal de Campina Grande
  • Anselmo Ribeiro Lopes Universidade Federal de Campina Grande
  • Janeide Albuquerque Cavalcante Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Capacitação, Ambiente Virtual, Educação Remota

Resumo

O cotidiano das atividades letivas foi profundamente alterado após a pandemia, forçando a transformação da metodologia de ensino para o remoto. Esse processo apresenta-se com resistência, frente ao Censo de Educação Superior de 2018 demonstrando que a média de idade dos docentes era de 40-50 anos, geração denominada de “imigrantes digitais”, e com cerca de 71% dos docentes sem o domínio técnico de lecionar remotamente. Frente a isso, desenvolveu-se o presente projeto de extensão, que contou com participação de alunos dos Cursos de Medicina (CCBS/UFCG) e Nutrição (CES/UFCG), beneficiando o público-alvo de docentes da Unidade Acadêmica de Medicina do CCBS, a de Educadores do PVS de Cajazeiras e Sousa, com um total de 60 pessoas atendidas. Para isso, o grupo projetou um ambiente virtual de aprendizagem utilizando a plataforma Moodle®. Através dela, as ferramentas a serem ensinadas eram organizadas em blocos, onde nesses blocos era possível verificar atividades avaliativas, materiais complementares, recursos multimídia. Além disso, os encontros eram disponibilizados em um espaço específico de avisos, e os encontros síncronos gravados para posterior acesso. Para a análise descritiva da efetividade da plataforma, determinou-se amostra de 10 pessoas que mantiveram assiduidade necessária (n=19, DP=0.5, ME=0.14, z-score=1.28), onde estas responderam um questionário likert com 33 questões. 100% dos usuários concordou que o ambiente virtual era acessível, com desenhos, fotos e imagens ideias. A navegabilidade foi boa para 100% deles, também. Percebe-se, portanto que o ambiente virtual foi bem planejado e projetado para o público-alvo, servindo como base para futuros projetos de mesma instância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

5 de abril de 2022

Como Citar

BRITO FERNANDES, M. M. .; EVARISTO DE SOUZA SIMÕES, M. A.; RIBEIRO LOPES, A.; ALBUQUERQUE CAVALCANTE, J. . EDUTECH: DESENVOLVIMENTO DE AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/282. Acesso em: 5 maio. 2024.

Seção

Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.