EDUTECH: DESENVOLVIMENTO DE AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO
Resumen
O cotidiano das atividades letivas foi profundamente alterado após a pandemia, forçando a transformação da metodologia de ensino para o remoto. Esse processo apresenta-se com resistência, frente ao Censo de Educação Superior de 2018 demonstrando que a média de idade dos docentes era de 40-50 anos, geração denominada de “imigrantes digitais”, e com cerca de 71% dos docentes sem o domínio técnico de lecionar remotamente. Frente a isso, desenvolveu-se o presente projeto de extensão, que contou com participação de alunos dos Cursos de Medicina (CCBS/UFCG) e Nutrição (CES/UFCG), beneficiando o público-alvo de docentes da Unidade Acadêmica de Medicina do CCBS, a de Educadores do PVS de Cajazeiras e Sousa, com um total de 60 pessoas atendidas. Para isso, o grupo projetou um ambiente virtual de aprendizagem utilizando a plataforma Moodle®. Através dela, as ferramentas a serem ensinadas eram organizadas em blocos, onde nesses blocos era possível verificar atividades avaliativas, materiais complementares, recursos multimídia. Além disso, os encontros eram disponibilizados em um espaço específico de avisos, e os encontros síncronos gravados para posterior acesso. Para a análise descritiva da efetividade da plataforma, determinou-se amostra de 10 pessoas que mantiveram assiduidade necessária (n=19, DP=0.5, ME=0.14, z-score=1.28), onde estas responderam um questionário likert com 33 questões. 100% dos usuários concordou que o ambiente virtual era acessível, com desenhos, fotos e imagens ideias. A navegabilidade foi boa para 100% deles, também. Percebe-se, portanto que o ambiente virtual foi bem planejado e projetado para o público-alvo, servindo como base para futuros projetos de mesma instância.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Marcos Moisés Brito Fernandes, Maria Antônia Evaristo de Souza Simões, Anselmo Ribeiro Lopes, Janeide Albuquerque Cavalcante
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.