EDUTECH: CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES NO ENSINO REMOTO
Abstract
A pandemia revolucionou o ambiente das práticas de telecomunicação no ensino brasileiro. Esse novo cenário determinou a necessidade dos docentes terem conhecimento no uso das ferramentas educativas tecnológicas de ensino remoto. Assim, a capacitação desses sujeitos torna-se matriz para a manutenção do ensino de qualidade. A execução do projeto contou com participação de alunos dos Cursos de Medicina (CCBS/UFCG), beneficiando o públicoalvo de docentes da Unidade Acadêmica de Medicina do CCBS, a de Educadores do PVS de Cajazeiras e Sousa, com um total de 60 pessoas atendidas, utilizou-se o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle® para avisos, materiais, atividades avaliativas e centralização das informações, com encontros síncronos através do Google Meet®, e canais de comunicação, como Telegram® e Instagram®, sendo as ferramentas ensinadas: Prezi®, Canva®, Google Docs®, Google Jamboard® e Socrative®. A capacitação foi realizada por materiais complementares semanais, encontros síncronos quinzenais e atividades avaliativas mensais da ferramenta. Com a amostra de 10 pessoas que mantiveram assiduidade necessária (n=60, DP=0.5, ME=0.14, z-score=1.28), realizou-se a análise descritiva do projeto por meio de questionários likert. Demonstrando 100% de concordância do projeto de capacitação para contribuição no desenvolvimento pessoal, relevância para desafios diários e satisfação. De forma global, o likert demonstrou 54% de aprovação total, e 93% de aceitação. Ademais, 80% das ferramentas apresentaram ensino ideal, e a única que não obteve (Socrative), tendeu a neutralidade. Portanto, o projeto foi executado de forma excelente.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2022 Alana Emile Pinto Carvalho, Ellen Monick Moreira dos Santos, Rebeca Sousa Oliveira Galdino, Anselmo Ribeiro Lopes, Janeide Albuquerque Cavalcanti
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.