LEI LUCAS E PRIMEIROS SOCORROS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM WEBNÁRIO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
O presente resumo diz respeito ao relato de experiência acerca da elaboração do 1° Webinário do Projeto de Extensão “Primeiro Socorros na Escola: O Uso de EPIs Como Estratégia para Prevenção e Enfrentamento à COVID-19". Durante os três dias de duração do evento foram abordados as seguintes temáticas: a importância da lei número 13.722 de 2018, a Lei Lucas, e também sobre os primeiros socorros na escola. Sabendo-se que segundo Silva (2018) o webinário é uma videoconferência empregada para fins educacionais, surgiu, nessa perspectiva, o 1° Webinário “Do luto a luta “A lei que obriga a capacitação em primeiros socorros” o projeto Primeiros Socorros na Escola”. Tendo como objetivo: expandir a zona de influência do projeto de extensão e discutir de maneira mais efetiva a Lei Lucas e suas repercussões no ensino dos primeiros socorros nas escolas brasileiras. Além disso, oficinas e palestras relativas à parada cardiorrespiratória (PCR), obstrução de vias aéreas por objetos estranhos (OVACE) e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) também tiveram seu lugar no evento, que englobou como público alvo: a comunidade educacional, entendidas acadêmicas, sociedade civil, professores, gestores, estudantes, movimentos sociais e autoridades da educação. Portanto, conclui-se que a experiência acadêmica da realização do webinário e os benefícios de conhecimento para a comunidade foram de grande relevância. Uma vez que, o estímulo à pesquisa constitui um dos pilares do ensino superior público e a relevância social do webinário fez-se presente na divulgação da Lei Lucas e do uso de EPIs em época de pandemia.
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© 2022 Pedro Vinícius Duarte Fernandes, Maria Eduarda Oliveira Ferreira, Magna Jaíne Alves de Brito, Francisco Genildo da Silva, Fernando Artur de Sousa
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