COMUNIDADE VIVA: A UFCG E A PASTORAL DA CRIANÇA JUNTAS NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19
Abstract
A COVID-19 é uma enfermidade infecciosa causada pelo vírus SARS-CoV-2, descoberta em 2019 na China, sendo detectada recentemente uma variante de preocupação ainda mais contagiosa, a Ômicron. Visando aumentar a conscientização e proporcionar educação lúdica para crianças em situações vulneráveis pelo novo coronavírus, o projeto de extensão enfatizou as consequências, formas de prevenção e cuidados necessários para redução do contágio e propagação da doença. As ações englobaram aproximadamente 280 pessoas, dentre elas crianças e familiares de comunidades rurais e urbanas do município de Santa Terezinha-PB, como também profissionais da área de saúde e educação. A produção de conteúdos envolveu temas sobre autocuidados, saúde mental, empreendedorismo, atividades lúdicas e brincadeiras interativas rápidas e seguras. O compartilhamento destas informações ocorreu através de redes sociais e por reuniões realizadas por chamadas de vídeo (Google Meet, Instagram, YouTube, Facebook e WhatsApp). Ademais, foram adquiridos no CSTR/UFCG diversos produtos de limpeza e de higiene pessoal, distribuídos em kits para as famílias contempladas pelo projeto. Notou-se que, devido algumas famílias não terem acesso à internet e informações básicas sobre cuidados e prevenção da Covid19, ficou ainda mais nítido a importância desse projeto e viabilidade da metodologia empregada através do uso de linguagem simples e de fácil entendimento e dos conteúdos abordados sobre cuidados básicos sanitários e de prevenção, como também sobre saúde mental e empreendedorismo entre os familiares, na tentativa de tornar as pessoas das comunidades mais conscientes e ativas diante da situação de calamidade pública que atinge e aflige a população atual.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2022 Maria Eduarda Marinheiro Oliveira, Maria Eduarda da Silva Bernardo, Julianny Vieira dos Angelos, Beatriz Holanda dos Santos, Tainá Costa de Oliveira, Patrícia Araújo Brandão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.