EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DE CUIDADOS NO PUERPÉRIO POR MEIO DE FERRAMENTAS ONLINE
Abstract
Executado com a participação dos alunos do Curso de Medicina do Centro de Ciência Biológicas e da Saúde, CCBS/UFCG, no município de Campina Grande, utilizando-se tecnologias da informação e comunicação, através de redes sociais (Instagram), disseminando informações baseadas em evidências científicas, o projeto recebeu um total de 424 visitas ao perfil, contemplando 247 seguidores com 46 publicações, destaque principal aos vídeos que obtiveram 292 curtidas, 80 comentários, 186 compartilhamentos e 48 downloads, oportunizando um total de 6850 contas pessoais alcançadas, ademais, em lives realizadas com especialistas da área da Saúde, obteve 354 visualizações que refletem o interesse participativo dos seguidores. Assim, objetivando desenvolver e aplicar alternativas inovadoras à educação em saúde mediante boletins informativos dos programas de saúde na comunidade, além de esclarecer dúvidas referentes ao período gravídico puerperal em meio à pandemia do Sars-coV-2, valendo-se das diversas multimídias da plataforma Instagram, por consequência, provendo a integração entre academia e sociedade. Para esta finalidade, utilizamos como aporte teórico, A. Memish (2020), Gaglioni (2020), Juan (2020), Ministério da Saúde (2019), Rezende Filho (2018), Somerville (2018), Stanczyk (2020) e Trapani Junior (2020). Portanto, a importância das informações disseminadas em formato de publicações no Instagram foram essenciais para divulgar perspectivas de cuidados em saúde, propiciando, para além das práticas tradicionais em saúde, a amplificação das redes de cuidado em saúde, promovendo a educação em saúde e redefinindo as estratégias à promoção em saúde, possibilitando a redução de agravos no período puerperal em plena pandemia.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2021 Artur Henrique Machado Lopes, Daniela Carvalho da Silva, Júlio César Ferreira, Suélem Maria de Sobral, Raimundo Antônio Batista de Araújo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.