EMPODERAMENTO DE GESTANTES E PUÉRPERAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NO AMBIENTE VIRTUAL
Resumo
Em decorrência da pandemia causada pelo SARS-COV-2 no ano de 2020, surgiram temores com relação ao seguimento do pré-natal, das consultas do pós-parto e do acompanhamento do desenvolvimento infantil. Nessa perspectiva, evidencia-se a necessidade de desenvolver atividades educativas voltadas para gestantes, puérperas e familiares. Objetivamos descrever a vivência de extensionistas nas ações de educação em saúde do projeto de extensão Maternar. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido por discentes do curso de medicina e enfermagem do CFP/UFCG. O projeto de extensão Maternar, vislumbrando a educação em saúde como estratégia fundamental para o cumprimento dos protocolos de biossegurança simultâneo à adesão aos cuidados materno-infantil, buscou promover o empoderamento de gestantes e puérperas no contexto da pandemia pela COVID-19. O desenvolvimento e a execução do projeto ocorreram com a utilização de ferramentas de mídias sociais, nas quais o Maternar divulgou vídeos e textos informativos que alcançaram cerca de 732 seguidores com informações sobre os cuidados na gestação, as doenças materno-infantis, os cuidados com o bebê e a amamentação. Houve a participação de colaboradores externos das áreas de nutrição e odontologia, de forma a construir uma abordagem multidisciplinar. Ao longo da vigência, a experiência de extensão na modalidade online surgiu como alternativa para as alunas atuarem não somente na divulgação de informações científicas, como também terem a vivência como instrumentos de educação em saúde em um contexto pandêmico. Dessa forma, o Maternar obteve um impacto enriquecedor tanto para o público-alvo quanto para as extensionistas e as professoras.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2021 Ianca Alves de Oliveira, Thalita Regina Morais dos Santos, Nattália Reis de Mesquita, Manuella Uilmann Silva da Costa Soares, Cecília Danielle Bezerra Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.