SISTEMAS RIO ESPINHARAS RIACHO DAS PIABAS COMO INSTRUMENTOS DE EXTENSÃO E ECODESENVOLVIMENTO

OLHARES MÚLTIPLOS DA EDUCOMUNICAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA

Autores

  • Gabrielly Pereira Estevão Universidade Federal de Campina Grande
  • Josiane Figueredo Candeia Universidade Federal de Campina Grande
  • Joyce Rodrigues dos Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Sabrina Germano dos Santos Felix Universidade Federal de Campina Grande
  • Soahd Arruda Rachel Farias Universidade Federal de Campina Grande
  • Veneziano Guedes de Sousa Rêgo Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Educação, Sociedade e Recursos Naturais, Cidades Sustentáveis, Ciências Ambientais

Resumo

No Estado da Paraíba/Brasil, Campina Grande e Patos, evoluíram sob o fervor dos recursos hídricos ativados no Riacho das Piabas e Rio Espinharas. O crescimento urbano sem participação social afetou o meio ambiente. O projeto objetivou incentivar a interação dialógica, a criatividade e a socialização de saberes entre universidade, escola, ONG e comunidades externas afetadas. A estratégia enveredou a pesquisa ação. O projeto deu ênfase a leitura coletiva da ambiência tendo como público-alvo alunos do 1° ano da ECIT Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque. A reciprocidade favoreceu cuidados com o meio ambiente sadio. Apesar de severamente impactado, ainda é possivel reverter a situação de degradação do Rio Espinharas, trilhando os caminhos dos ODS para o desenvolvimento de Patos.

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Publicado

19-06-2024

Como Citar

ESTEVÃO, Gabrielly Pereira; CANDEIA, Josiane Figueredo; SANTOS, Joyce Rodrigues dos; FELIX, Sabrina Germano dos Santos; FARIAS, Soahd Arruda Rachel; RÊGO, Veneziano Guedes de Sousa. SISTEMAS RIO ESPINHARAS RIACHO DAS PIABAS COMO INSTRUMENTOS DE EXTENSÃO E ECODESENVOLVIMENTO: OLHARES MÚLTIPLOS DA EDUCOMUNICAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 5, n. 2, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/2743. Acesso em: 19 jun. 2025.

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