RESILIÊNCIA E RESISTÊNCIA FEMININA EM ÁREAS DE ASSENTAMENTOS RURAIS

Autores

  • Wchaya Adlin Borges Siqueira Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria da Conceição Mariano Cardoso van Oosterhout Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Educação Popular, Mulheres, Assentamentos Rurais, Resiliência

Resumo

O Projeto, desenvolvido em Areia e Pilões, Paraíba-PB, desde 2021, em parceria com o Serviço de Educação Popular (SEDUP), focou na promoção do papel das mulheres em assentamentos rurais, destacando suas resiliências e desafios diários, incluindo enfrentamento à violência doméstica. Inicialmente envolvendo 45 famílias e expandindo para aproximadamente 55, concentrou-se em rodas de diálogo e oficinas temáticas sobre autocuidado, direitos e consciência política. Embora com algumas dificuldades, como falta de recursos e problemas internos nos assentamentos, o projeto se inspira na perspectiva da educação popular, ancorado em estudos de autores como Freire, Gonçalves e Scott. É igualmente importante destacar a realização de atividades específicas e a metodologia escolhida, como a análise das formas de resistência e resiliência das mulheres rurais, a participação em eventos do Fórum dos Assentados e Assentadas, além das percepções manifestadas nesse percurso empírico, o enfoque em questões como trabalho doméstico, violência, saúde e uso de agrotóxicos, fez com que o projeto se solidificasse através de seu caráter imprescindível, as sessões de escuta e oficinas temáticas para facilitar o compartilhamento de conhecimentos e prática surge como uma resposta positiva recebida que motivou a equipe a planejar a expansão do projeto (2021-2023) para outros assentamentos, aproveitando as avaliações favoráveis e o impacto perceptível nas comunidades envolvidas.

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Publicado em

19 de junho de 2024

Como Citar

SIQUEIRA, W. A. B.; OOSTERHOUT, M. da C. M. C. van. RESILIÊNCIA E RESISTÊNCIA FEMININA EM ÁREAS DE ASSENTAMENTOS RURAIS. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 5, n. 2, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/2606. Acesso em: 12 dez. 2024.

Seção

Educação