A RESILIÊNCIA FEMININA NA PANDEMIA DO COVID-19: SUPERANDO LIMITES
Resumo
O projeto foi realizado com a participação das alunas de Ciências Sociais, a coordenadora e educadoras do Sedup e Fórum dos Assentados/as, do Brejo-PB, junto à Associação de Trabalhadores Rurais do Projeto de Assentamento Socorro, no município de Areia-PB, envolvendo 45 famílias. As atividades aconteceram de forma virtual; e duas oficinas presenciais. O foco do projeto foi interagir com mulheres da associação, diante a exaustão do trabalho doméstico neste período do COVID-19 e casos de violência doméstica, assim como, a socialização de formas de enfrentamento. Realizamos sessões de escuta, no modelo roda de diálogos; oficinas temáticas, tais como: a socialização de práticas de relaxamento; e cura; cuidados com a saúde, do corpo, e do espírito. A oficina sobre as plantas medicinais e a saúde, possibilitou a troca de mudas para o plantio nas hortas caseiras e a divulgação da experiência entre mulheres que não estiveram nesse debate, fazendo destas, agentes multiplicadoras em suas comunidades. A perspectiva da educação popular norteou o desenrolar do projeto que se ancorou em alguns estudos relacionados, tais como FREIRE (2006), FREIRE (2008), GONÇALVES (2014) e OOSTERHOUT (2014). Porém, a os momentos de escuta e socialização de experiencias, foram cruciais para identificação de capacidades de resiliência e o aprendizado e fortalecimento coletivo.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2022 Patrícia Da Costa Pedrosa Lucena, Suzana Alves De Carvalho, Maria da Conceição Cardoso van Oosterhout, Conceição Cristina Pereira da Silva, Eliane da Silva Freire, Francisca Paulina da Conceição Gonçalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.