EDUCAÇÃO SEXUAL, UMA ESTRATÉGIA PARA PREVENIR ISTs ENTRE JOVENS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DO MUNICÍPIO DE PATOS - PB

Autores

  • Gabriel Abrantes de Oliveira Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria Eduarda Sousa Meira Universidade Federal de Campina Grande
  • Luan Bruno Granja Universidade Federal de Campina Grande
  • Renata Gabrielly de Sousa Amorim Universidade Federal de Campina Grande
  • José Vitor Medeiros Lima Universidade Federal de Campina Grande
  • Otávio Brilhante de Sousa Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Saúde Sexual, Adolescentes, Prevenção

Resumo

O projeto foi executado com a participação de alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Patos- PB. O objetivo do projeto foi orientar os adolescentes e adultos jovens das Escolas Parceiras sobre as principais formas de prevenção das ISTs. Houve reflexão, debates e discussões, leitura e análise de textos, aula expositiva, slides, participação geral. Concluímos que a orientação sexual é fator condicionante para a implementação de condutas que priorizam a prevenção de infecções, e estimulam o apoio adequado as pessoas portadoras das enfermidades. A desinformação é o principal indutor para criação de estigmas, os quais ocorrem por fatores diversos, à saber: o desconhecimento sobre os principais tipos de ISTs, mitos sobre modos de transmissão, e preconceitos generalizados aos portadores. Restou claro que a educação sexual é necessária e importante, sobretudo na adolescência. O Espaço Escolar e o Núcleo Familiar são ambientes ideais para discutir, questionar e refinar constantemente a Conduta Sexual dos nossos jovens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

19 de junho de 2024

Como Citar

OLIVEIRA, G. A. de .; MEIRA, M. E. S. .; GRANJA, L. B. .; AMORIM, R. G. de S. .; LIMA, J. V. M. .; SOUSA, O. B. de . EDUCAÇÃO SEXUAL, UMA ESTRATÉGIA PARA PREVENIR ISTs ENTRE JOVENS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DO MUNICÍPIO DE PATOS - PB. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 5, n. 2, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/2465. Acesso em: 7 dez. 2024.

Seção

Educação

Categorias

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.