ENSINO DE LIBRAS E PRODUÇÃO DE MATERIAIS SOBRE COVID-19 EM SÃO JOSÉ DA MATA E NUM HOSPITAL DE CAMPINA GRANDE: CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE
Resumo
O projeto foi pensado como uma contribuição que o curso de Letras Libras e seus alunos extensionistas poderiam dar para agentes de saúde e a comunidade surda de São José da Mata e Campina Grande por meio de curso de Libras, nível A1. Além das aulas de Libras planejadas a partir do gênero textual anamnese para atendimento de covid-19, foram construídos vídeos com a sinalização base para as aulas e foi elaborada uma cartilha bilingue, língua portuguesa e Libras, com orientações sobre os cuidados necessários para a prevenção à covid-19. A cartilha foi distribuída via redes sociais para, além dos alunos do curso, atender a agentes de saúde e surdos em todo o território nacional. O referencial teórico utilizado para a construção do material didático foi o interacionismo sócio-discursivo (ISD) - Bronckart (1999, 2006 e 2008) e Aguiar (2019). As aulas ministradas e o material disponibilizado contribui com a disseminação e aprendizagem da Libras em nível A1 para agentes de sáude, possibilitando que os surdos possam ser melhor atendidos nas Unidades Básicas de Saúde de São José da Mata e de Campina Grande, localidades das quais os profissionais da saúde foram cursistas participantes. Nossa expectativa com essa extensão é aproximar o agente de saúde e os surdos, tornado os atendimentos que tenham a temática covid-19, nesse momento de grande demanda das UBS, mais acessível aos surdos.
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© 2021 Kívia Karla de Figueiredo Pereira, Zalicierio Patrício da Silva, Jeane Leal, Rosalva Dias da Silva, Shirley Barbosa das Neves Porto, Conceição de Maria da Costa Saúde
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