QUARENTENA COM AFETO
Resumo
O projeto foi executado em seu segundo ano de vigência com a participação de alunos do Curso de Medicina, do CCBS/UFCG, e de Psicólogos-Voluntários através de uma Página intitulada @quarentenacomafeto criada na rede social on-line Instagram. O Projeto “Quarentena com Afeto” disponibilizou acesso on-line e gratuito ao serviço de assistência à saúde mental, onde pessoas que necessitavam de atendimento solicitavam ajuda via email e os discentes realizavam os encaminhamentos para os psicólogos-voluntários de acordo com a disponibilidade de vagas e horários. Ademais, a iniciativa contou com a divulgação diária de informações confiáveis para o público geral, mantendo-se o foco nas pessoas consideradas vulneráveis e/ou em sofrimento psíquico por conta da atual pandemia. O Projeto ficou em vigência nos anos de 2020 e 2021 e, com a retomada das atividades habituais pela população, a busca pelo nosso serviço diminuiu, sendo necessário o encerramento do mesmo. Ao final desse período, 198 pacientes foram acolhidos pelo Projeto e mais de 250 consultas foram ofertadas pelos psicólogosvoluntários. Diante disso, podemos concluir que os objetivos propostos foram alcançados embasando-se nas indicativas teóricas de que o acesso a serviços de saúde mental e a recursos comunicacionais, mesmo à distância, promovem apoio emocional e, por conseguinte, podem reduzir os danos causados pelo isolamento social e quarentena impostos.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2022 Natalia Tetemann Vilarim, Carla Cristina Garcia Barbosa, Alex Vitor Mamede de Sousa, Mayara Medeiros de Lima, Thamiris Miranda Granja, Tatiana Silva Ferreira de Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.