QUARENTENA COM AFETO

Autores

  • Natalia Tetemann Vilarim
  • Carla Cristina Garcia Barbosa
  • Alex Vitor Mamede de Sousa
  • Mayara Medeiros de Lima
  • Thamiris Miranda Granja
  • Tatiana Silva Ferreira de Almeida

Palavras-chave:

Coronavírus, Quarentena, Isolamento Social, Saúde Mental.

Resumo

O projeto foi executado em seu segundo ano de vigência com a participação de alunos do Curso de Medicina, do CCBS/UFCG, e de Psicólogos-Voluntários através de uma Página intitulada @quarentenacomafeto criada na rede social on-line Instagram. O Projeto “Quarentena com Afeto” disponibilizou acesso on-line e gratuito ao serviço de assistência à saúde mental, onde pessoas que necessitavam de atendimento solicitavam ajuda via email e os discentes realizavam os encaminhamentos para os psicólogos-voluntários de acordo com a disponibilidade de vagas e horários. Ademais, a iniciativa contou com a divulgação diária de informações confiáveis para o público geral, mantendo-se o foco nas pessoas consideradas vulneráveis e/ou em sofrimento psíquico por conta da atual pandemia. O Projeto ficou em vigência nos anos de 2020 e 2021 e, com a retomada das atividades habituais pela população, a busca pelo nosso serviço diminuiu, sendo necessário o encerramento do mesmo. Ao final desse período, 198 pacientes foram acolhidos pelo Projeto e mais de 250 consultas foram ofertadas pelos psicólogosvoluntários. Diante disso, podemos concluir que os objetivos propostos foram alcançados embasando-se nas indicativas teóricas de que o acesso a serviços de saúde mental e a recursos comunicacionais, mesmo à distância, promovem apoio emocional e, por conseguinte, podem reduzir os danos causados pelo isolamento social e quarentena impostos.

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Publicado

04-05-2022

Como Citar

VILARIM, Natalia Tetemann; GARCIA BARBOSA, Carla Cristina; MAMEDE DE SOUSA, Alex Vitor; DE LIMA, Mayara Medeiros; GRANJA, Thamiris Miranda; FERREIRA DE ALMEIDA, Tatiana Silva. QUARENTENA COM AFETO. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/135. Acesso em: 5 dez. 2025.

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