#TICS PARA TODOS - EAN EM CASA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO NO MODELO REMOTO

Autores

  • Lucas Moura Rodrigues
  • Larissa Ferreira Tavares Nonato
  • Ana Beatriz Macêdo Venâncio dos Santos
  • Poliana de Araújo Palmeira
Palavras-chave: Educação Alimentar e Nutricional, Pandemias, Covid-19

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar a experiência do projeto de extensão TICS Para Todos – EAN em Casa, no contexto da Covid-19. O projeto realizou atividades remotas de Educação Alimentar e Nutricional na Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, em Cuité-PB. Este projeto é desenvolvido de forma presencial desde 2016 e em 2020 foram desenvolvidas estratégias de adaptação das atividades de extensão presenciais ao modelo remoto, sendo estas: WhatsApp como ferramenta de comunicação com a comunidade escolar; construção de atividades dinâmicas para estimular o desenvolvimento cognitivo da criança e incentivar a alimentação saudável, prática de atividade física e redução do tempo de uso de telas; e utilização de diferentes materiais didáticos. Os desafios enfrentados pela equipe foram: dificuldade de comunicação virtual entre equipe do projeto e da escola; pouca aderência dos pais e escolares às atividades, em comparação ao presencial; e a desigualdade no acesso à internet e tecnologias. A adaptação das atividades é necessária e exige da articulação de estratégias que respeitem as diferentes realidades dos escolares, que promovam a capacitação dos educadorese extensionsitas para uso de metodologias ativas e tecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

18 de maio de 2021

Como Citar

RODRIGUES, L. M. .; TAVARES NONATO, . L. F. .; MACÊDO VENÂNCIO DOS SANTOS, A. B. .; PALMEIRA, P. de A. . #TICS PARA TODOS - EAN EM CASA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO NO MODELO REMOTO. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 1, n. 1, 2021. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/123. Acesso em: 4 nov. 2024.

Seção

Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)