O INSTAGRAM COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NA PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA

Autores

  • Mayara Queiroga Estrela Abrantes Barbosas
Palavras-chave: COVID-19, Mídia digita, Educação em saúde

Resumo

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, o autocuidado tornou-se ainda mais necessário para que se mantenha estável a saúde física e mental da população, melhorando relacionamentos e diminuindo o estresse e o medo causado pelas notícias sobre essa temática. Com o objetivo de conduzir informações confiáveis e de ajuda motivacional para o público, sobretudo os discentes, foi construído o “ConectAlimente” utilizando o Instagram como instrumento de alcance ao público-alvo, tendo em vista a popularidade da plataforma. O projeto foi realizado com alunos do centro de educação e saúde, tanto os ingressos como os egressos, através de disponibilização de publicações em feed e stories pela rede social, sempre gerando interação e disponibilizando materiais como cartilhas, diário de organização e e-book pelo Linktree para instigar a execução de práticas saudáveis contidas nas postagens. Foi observado que as postagens obtiveram um número considerado de interações, curtidas, comentários, compartilhamentos e mais de mil visualizações em um vídeo do IGTV. As postagens com mais engajamento foram de assuntos importantes como câncer de mama e sobre métodos de autocuidado como praticar exercícios, alimentação e exames de rotina. Tendo em vista os aspectos observados, conclui-se que o Instagram é uma peça fundamental no momento em que estamos vivendo onde tudo se resume ao formato remoto/online e que é uma plataforma de alcance para qualquer faixa etária, tornando-a uma ferramenta necessária para influenciar e promover mudanças de comportamento.

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Publicado em

18 de maio de 2021

Como Citar

ESTRELA ABRANTES BARBOSAS, M. Q. . O INSTAGRAM COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NA PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 1, n. 1, 2021. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/116. Acesso em: 17 maio. 2024.

Seção

Saúde