ANTEPROJETO DE HOTEL
TERRAZZO HOTEL EM CAMPINA GRANDE-PB
DOI:
https://doi.org/10.35572/arql.v3i9.6387Palavras-chave:
modular, arquitetura, edifícioResumo
O projeto foi concebido para atender à demanda de hospedagem de estudantes e professores envolvidos em congressos realizados na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A proposta busca proporcionar um espaço funcional e confortável, alinhado às necessidades acadêmicas e ambientais da região.
O local escolhido para a implantação do centro de hospedagem é um terreno com um desnível considerável, cuja área do terreno é de cem por oitenta metros. O clima predominante na região é quente e seco, podendo apresentar períodos de umidade entre os meses de maio e julho, quando há maior incidência de chuvas. Os ventos predominantes sopram das direções leste e sudeste, o que influenciou a disposição das aberturas, privilegiando esses lados para melhor ventilação natural.
A planta baixa do edifício possui um formato retangular, organizando os espaços de maneira eficiente. No centro, foi projetado um espaço interno aberto, com o objetivo de criar uma área mais intimista dentro do próprio hotel. Esse espaço central também permite um maior contato com a natureza e favorece a ventilação cruzada entre os lados do edifício.
A implantação do edifício no terreno aproveitou o desnível natural para a disposição dos pavimentos habitacionais, que foram projetados de forma escalonada. Essa estratégia permitiu uma melhor integração com a topografia
O sistema construtivo adotado foi estruturado em aço, com planta modulada, garantindo maior precisão na execução. As paredes foram projetadas em drywall, proporcionando flexibilidade e eficiência construtiva. A cobertura em platibanda conta com telhas termoacústicas.
O resultado volumétrico do projeto é uma consequência direta das soluções de zoneamento e organização da planta baixa. O edifício apresenta um volume limpo e racional, sem exageros plásticos, reforçando os princípios da arquitetura moderna.
Tornando-se um projeto que atende às necessidades acadêmicas de dependência de dormitórios, com uma proposta racional, moderna e modular, oferecendo soluções que consideram os aspectos climáticos da região.
Downloads
Referências
AFONSO, ALCILIA. A adoção de uma metodologia de ensino para projetos arquitetônicos. En: Arquitetura revista. Vol. 9, n. 2, p. 125-134, jul/dez 2013 - Unisinos. Doi: 10.4013/arq.2013.92.05
Lacerda, Adna; Viktor, Ismael; Gonçalves, Renaly; Vitorino, Vandre; Afonso; Alcilia. ANTEPROJETO DE HOTEL: TERRAZZO HOTEL CAMPINA GRANDE-PB. Campina Grande: Trabalho final da disciplina de projeto arquitetônico VI. 2024.
AFONSO, Alcilia. Processo projetual e criatividade: concebendo com critérios tectônicos modernos na Contemporaneidade. Em: VALENÇA, M. Arquitetura e criatividade, ed.1. Natal: EDUFRN, 2022, v.1, p. 17 - 58.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Adna Lacerda, Ismael Viktor Nascimento, Renaly Gonçalves Silva Brito , Vandré Vitorino Alves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre);
4. Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.



