Staging the Act of Painting in Courbet: L’Atelier du Peintre

Authors

Keywords: Gustave Courbet, Marianne Nahon, Picture, Theater, Tableau vivant

Abstract

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v9i3.1827

This paper aims to discuss intermedial references in Courbet: L'Atelier du peintre [Courbet: The Painter's Studio], a work published by Marianne Nahon, under the light of intermedial studies. With text and illustrations by the artist Charles Matton, the book is configured as a complex intermedial object composed by all the three categories proposed by Irina Rajewsky: media combination, medial transposition and intermidial references, which happens to be the main focus of this study. The theoretical framework also relies on the studies of Walter Moser about the relations between arts and their medialities. Our goal is to identify these references – especially regarding painting and theater – in order to evaluate their role, through narrative descriptions, in the process of construction of literary tableaux vivants that centrally stage the act of painting.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Márcia Arbex, UFMG

Doutora em Literatura Francesa pela Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 e pesquisadora pelo CNPq. Professora Titular da Faculdade de Letras da UFMG, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, desenvolvendo pesquisas na linha Literatura, Artes e Mídias. Publicou diversos artigos nessa linha e coorganizou coletâneas, dentre as quais Escrita, som, imagem: perspectivas contemporâneas (2019); Espaços de criação: do ateliê do pintor à mesa do escritor (2015); Interartes (2010); e Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem (2006). É autora de Sobrevivências da imagem na escrita: Michel Butor e as artes (2020) e Alain RobbeGrillet e a pintura: jogos especulares (2013). Traduziu, com Vera Casa Nova, obras de G. Didi-Huberman. É membro dos grupos de pesquisa CRIalt - Centre de recherches intermédiales sur les arts, les lettres et les techniques, Université de Montréal; CEEI - Centre d'Étude de l'Écriture et de l'Image, Université Paris Diderot; Intermídia, UFMG/CNPQ

Izabela Baptista do Lago, UFMG

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da UFMG, desenvolvendo pesquisas na linha Literatura, Artes e Mídias, com bolsa da CAPES. É Mestre em Teoria da Literatura e Literatura Comparada e Bacharel em Francês e em Direito, pela mesma universidade. Membro do Grupo de pesquisa Intermídia (UFMG/CNPQ), desenvolve pesquisas sobre Literatura Francesa e artes visuais. É coorganizadora de Espaços de criação: do ateliê do pintor à mesa do escritor (2015) e publicou diversos artigos sobre narrativas de artista e estudos intermidiáticos

References

ARBEX, Márcia; LAGO, Izabela Baptista do. Espaços de Criação: do ateliê do pintor à mesa do escritor. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2015.

BARBE, Noël. L’Atelier de Courbet. Une énonciation du travail du peintre. Le travail en représentations. 2005, Paris, France. Editions du CTHS, pp.495-514, 2005.

BARED, Robert; PERNAC, Natacha. La Peinture représentée : allégories, ateliers, autoportraits. Paris : Hazan, 2013.

CLÜVER, Claus. Inter textos/ Inter artes/ Inter media. In: Aletria, Revista de estudos de Literatura, 14, de jul-dez 2006. p 11-41.

FERRIER, Jean Louis (org.). L'aventure de l'art au XIXe siècle. Peinture, sculpture, architecture. Paris : Éditions du Chêne, 1991.

GAUSSEN, Frédéric. Le Peintre et son atelier : les refuges de la création. Paris : Parigramme, 2006.

HOEK, Leo H. A transposição intersemiótica: por uma classificação pragmática. Trad. Márcia Arbex e Frederico Marques Sabino. In: ARBEX, M. (Org.), Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006. p. 167-189.

LOUVEL, Liliane. Nuanças do pictural. Trad. Márcia Arbex. In: DINIZ, Thaïs Flores Nogueira (org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Vol.1. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. p.47-69.

MOSER, Walter. As relações entre as artes: por uma arqueologia da intermidialidade. Aletria: Revista de estudos de Literatura, Belo Horizonte, v. 14, jul-dez 2006. p. 42-68.

NAHON, Marianne. Courbet: L'Atelier du peintre. Peintures et dessins de Charles Matton. Paris, La Différence, 2008.

OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. O texto traduzido: a reciclagem literária. In: Perdida entre signos. Literatura, artes e mídias, hoje. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG. Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, 2012, p. 53-61.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

RAJEWSKY, Irina O. Intermidialidade, intertextualidade e “remediação”: uma perspectiva literária sobre intermidialidade. Trad. Thaïs F. N. Diniz e Eliana L. de L. Reis. In: DINIZ (Org.), Intermidialidade e Estudos Interartes, vol.1. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. p.15-45.

Published

September 26, 2023

How to Cite

ARBEX, M. .; LAGO, I. B. do . Staging the Act of Painting in Courbet: L’Atelier du Peintre. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 9, n. 3, p. Port. 58–71 / Eng. 58, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1203. Acesso em: 21 dec. 2024.

Section

Dossiê: Intermidialidade e referências intermidiáticas