“DEIXA-ME CANTAR” OU “DEIXA EU CANTAR”: A APARIÇÃO DOS PRONOMES SUJEITO-OBJETO NA MÚSICA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14057676Resumo
O uso da língua escrita ou falada é uma atividade constitutiva da rotina de grande parte dos brasileiros, em especial aquela reconhecida como decorrente de variedades linguísticas da fala que tangenciam a prescrição gramatical. Este estudo tem como objetivo analisar a aparição dos pronomes sujeito-objeto na música brasileira, com um corpus composto por cinco músicas. A partir de pesquisa bibliográfica e situada no campo da Sociolinguística e Linguística Aplicada, este estudo tem como subsídios teóricos pesquisas sobre variedades linguísticas (Bagno, 2004), variação e mudança linguística (Labov, 2008) e gramática descritiva (Bechara, 2019; Rocha Lima, 2011). A pesquisa demonstra que, apesar de serem considerados erros pela gramática normativa, esses usos são comuns e recorrentes na fala cotidiana, inclusive entre os falantes mais escolarizados. Conclui-se que a presença dos pronomes sujeito-objeto na música reflete a prática linguística real dos falantes brasileiros, desafiando as normas gramaticais tradicionais e demonstrando a vitalidade e a pertinência dessas formas no português contemporâneo.
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Referências
BAGNO, M. Português ou brasileiro: um convite à pesquisa. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 39. ed., rev. e ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.
LABOV, W. Padrões sociolinguísticos I. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
LIMA, R. Gramática normativa da língua portuguesa. 49.ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.
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