INGLÊS EM JOGO
TRILHANDO UM PERCURSO DIDÁTICO RUMO À GAMEDUCAÇÃO LINGUÍSTICA
DOI:
https://doi.org/10.35572/rle.v25i2.6545Palabras clave:
Gameducação Linguística, Games, Multimodalidade, Percurso Didático, Oficinas de extensãoResumen
Este artigo analisa a aplicação de um Percurso Didático (Sabota, 2024) em aulas de língua inglesa no ensino básico, a partir de uma proposta fundamentada na educação linguística crítica e na teoria da Gameducação Linguística (Avelar, 2025). Com base em ações colaborativas entre escola e universidade, em uma ação de extensão desenvolvida através de oficinas, o percurso integrou produtos culturais como o filme Free Guy e o game The Legend of Zelda: Majora’s Mask, promovendo reflexões sobre linguagem, identidade, cultura e cibercultura, instigando os alunos a integrar práticas sociais da contemporaneidade nas aulas de línguas. Os resultados indicam ampliação dos repertórios linguísticos e desenvolvimento de letramentos digitais e críticos por parte dos estudantes. A experiência reforça a importância de integrar tecnologias digitais às aulas de línguas de forma crítica, situada e sensível aos contextos escolares.
Descargas
Citas
AVELAR, Michely Gomes; LOPES, Cristiane Rosa. Ensino remoto de línguas: experiências de multiletramentos e possíveis ressignificações epistemológicas. REVELLI - Revista de Educação, Língua e Literatura da UEG-Inhumas, v. 16, p. 1-16, 2024.
AVELAR, Michely Gomes. (2025) Gameducação linguística: epistemologias digitais na formação de professores de línguas. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2025. (no prelo)
FERRAZ, Daniel de Mello. Problemitzing the 'critical' in local pedagigical practices. In: International Congress of Critical Applied Linguistics, 2016, Brasìlia. Anais - International Congress of Critical Applied Linguistics. Londrina: UEL, 2015. v. 1. p. 1502-1518.
FERRAZ, Daniel de Mello. SANT’ANNA, Pedro Moreno. Jogos digitais e educação linguística: precisamos falar mais desse encontro. In: Dossiê jogos e brincadeiras no ensino de línguas estrangeiras. Perspectiva, v.38, n.2, abr./jun. Florianópolis, 2020. p.1-16.
KALANTZIS, Mary; COPE, Bill; PINHEIRO, Petrilson. (2020) Letramentos. 1 ed. Campinas/SP: Editora da Unicamp, p. 51-68.
MULIK, Katia Bruginski. Linguística aplicada: diálogos contemporâneos. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2019.
PAES, Francisco Cleyton de Oliveira; RIBEIRO, Pollyanne Bicalho. GÊNERO RESENHA CRÍTICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE PRODUÇÃO EM SALA DE AULA. EntreLetras, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 384–402, 2019.
REIS, Patrícia Christina dos; JORGE, Miriam Lúcia dos Santos. O pensamento decolonial e a educação crítica: repensando o ensino de línguas na atualidade. Gláuks - Revista de Letras e Artes, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 49–63, 2020.
SABOTA, Barbra. The Roads We Take – O percurso didático como proposta para construir aulas de inglês por caminhos crítico-decoloniais. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 24, n. 2, p. 1-16.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Leia Escola

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.