INGLÊS EM JOGO

TRILHANDO UM PERCURSO DIDÁTICO RUMO À GAMEDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35572/rle.v25i2.6545

Palabras clave:

Gameducação Linguística, Games, Multimodalidade, Percurso Didático, Oficinas de extensão

Resumen

Este artigo analisa a aplicação de um Percurso Didático (Sabota, 2024) em aulas de língua inglesa no ensino básico, a partir de uma proposta fundamentada na educação linguística crítica e na teoria da Gameducação Linguística (Avelar, 2025). Com base em ações colaborativas entre escola e universidade, em uma ação de extensão desenvolvida através de oficinas, o percurso integrou produtos culturais como o filme Free Guy e o game The Legend of Zelda: Majora’s Mask, promovendo reflexões sobre linguagem, identidade, cultura e cibercultura, instigando os alunos a integrar práticas sociais da contemporaneidade nas aulas de línguas. Os resultados indicam ampliação dos repertórios linguísticos e desenvolvimento de letramentos digitais e críticos por parte dos estudantes. A experiência reforça a importância de integrar tecnologias digitais às aulas de línguas de forma crítica, situada e sensível aos contextos escolares.

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Biografía del autor/a

Eduardo Oliveira Sardinha Pires, Universidade Estadual de Goiás

É graduando em Letras Português/Inglês, na modalidade Licenciatura, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), no campus Cora Coralina - Sede: Cidade de Goiás (2023-2026) e é graduando na Graduação Tecnológica em Comunicação Institucional pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). É bolsista pelo Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) através da Chamada N 05/2024 pela Cota Institucional da Universidade Estadual de Goiás (UEG). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professoras/es de Línguas (GEFOPLE-CNPq/UEG) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras (GEELLE-CNPq/USP), através dos quais participa do Projeto Nacional de Letramentos da Universidade de São Paulo (USP). É presidente e sócio fundador do Diretório Acadêmico Leodegária Brazília de Jesus (DALBJ-UEG), representando os discentes do campus Cora Coralina da UEG, na Cidade de Goiás-GO, desde 29/02/2024, reeleito a um novo mandato em 31/03/2025. Tem experiência e interesse de pesquisa na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada (Crítica), Educação Linguística e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC's) na Educação Linguística.

Cristiane Rosa Lopes, Universidade Estadual de Goiás

Possui graduação em Letras:Português/Inglês, mestrado e doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professora da Universidade Estadual de Goiás, atuando nos cursos de licenciatura em Pedagogia e no mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI). Coordena o grupo de estudos e pesquisas em formação de professores/as de línguas (GEFOPLE). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com interesse em perspectivas críticas e decoloniais de educação linguística e formação de professoras/es de línguas.

Michely Gomes Avelar, Instituto Federal de Goiás

Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês. Mestra em Língua, Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual de Goiás - POSLLI/UEG (2019); Graduada em Letras: Português, Inglês e respectivas Literaturas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2012) e Pedagogia pela Faculdade Ibra de Brasília (2021). Professora efetiva da área de Letras Português/Inglês do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Cidade de Goiás (IFG). Participa do Grupo de Pesquisa do CNPQ Rede Cerrado de Formação Crítica de Professoras/es de Línguas (UFG/UNB/UEG) e do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia (USP), do grupo de pesquisa GEFOPLE e a pesquisa Multiletramentos na formação de professores de línguas, da Universidade Estadual de Goiás e do Grupo de Pesquisa sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras (GEELLE-USP). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem e Educação, Letramentos (Novos Letramentos, Multiletramentos, Letramentos Críticos), Formação de Professores, Jogos digitais (games), Língua Inglesa.

Citas

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Publicado

2025-11-18

Cómo citar

OLIVEIRA SARDINHA PIRES, Eduardo; ROSA LOPES, Cristiane; GOMES AVELAR, Michely. INGLÊS EM JOGO: TRILHANDO UM PERCURSO DIDÁTICO RUMO À GAMEDUCAÇÃO LINGUÍSTICA . Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 25, n. 2, p. 168–182, 2025. DOI: 10.35572/rle.v25i2.6545. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/6545. Acesso em: 5 dic. 2025.

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