LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE, CAMPUS SÃO BENTO DO SUL

Autores

  • Raquel Cardoso de Faria e Custódio Instituto Federal Catarinense
  • Ana Paula Pereira Villela Instituto Federal Catarinense
Palavras-chave: Literatura. Leitura literária. Ensino médio.

Resumo

O presente artigo apresenta resultados e reflexões sobre um projeto de Ações Integradas (pesquisa, ensino e extensão) desenvolvido no Instituto Federal Catarinense, campus São Bento do Sul, que traz à tona a importância e a influência da literatura e da leitura literária no cotidiano e na formação integral dos alunos do ensino médio integrado (EMI) dos institutos federais. Tal abordagem é feita por intermédio de propostas com base nos círculos de leitura e no letramento literário, de acordo com Rildo Cosson (2014, 2018), as quais foram aplicadas dentro do espaço escolar, sendo utilizados textos, principalmente da literatura brasileira, em atividades criadas pelos bolsistas, sempre com embasamento teórico. A partir das análises e das avaliações dessas metodologias, indicam-se algumas propostas que se mostraram mais efetivas na formação do público leitor

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERNARDO, G. Conversas com um professor de Literatura. Rio de Janeiro: Rocco, 2013.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.

COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2018.

FREDERICO, E. Y.; OSAKABE, H. Literatura. Portal do MEC, Brasília, p. 60-82, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/03Literatura.pdf. Acesso em: 25 nov. 2018.

FREIRE, P. Extensão e comunicação. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Cortez, 1989.

FRIGOTTO, G. (org.). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ; LPP, 2018.

GUIMARÃES, K. N. Leituras, escolhas e procedimentos de ensino: reflexões sobre a formação do professor e do leitor de literatura. In: ALVES, J. H. (org.). Memórias da Borborema 4: discutindo a literatura e seu ensino. Campina Grande: Abralic, 2014. p. 55-73.

JOUVE, V. A leitura como retorno a si: sobre o interesse pedagógico das leituras subjetivas. In: ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. (org.). Leitura subjetiva e ensino de Literatura. São Paulo: Alameda, 2013. p. 53-65.

LANGLADE, G.; ROUXEL, A. Apresentação dos coordenadores franceses. In: ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. (org.). Leitura subjetiva e ensino de Literatura. São Paulo: Alameda, 2013. p. 19-24.

MAZAURIC, C. Les Volatils des Guerres Perdues: a leitura, construção ou desconstrução do sujeito. In: ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. (org.). Leitura subjetiva e ensino de Literatura. São Paulo: Alameda, 2013. p. 89-101.

PACHECO, E. Institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: Fundação Santillana; Moderna, 2011.

PIGLIA, R. Formas breves. Tradução de José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

ROUXEL, A. Ensino de Literatura: experiência estética e formação do leitor. In: ALVES, J. H. (org.). Memórias da Borborema 4: discutindo a literatura e seu ensino. Campina Grande: Abralic, 2014. p. 19-36.

SARTRE, J.-P. Que é a literatura? Tradução de Carlos Felipe Moisés. São Paulo: Ática, 1989.

STEINER, G. Aqueles que queimam livros. Belo Horizonte, MG: Âyiné, 2017.

Downloads

Publicado em

30 de agosto de 2020

Como Citar

CUSTÓDIO, R. C. de F. e; VILLELA, A. P. P. . LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE, CAMPUS SÃO BENTO DO SUL. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 2, p. 291–304, 2020. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3433. Acesso em: 21 nov. 2024.

Seção

Dossiê