NARRATIVAS SOBRE TECNOLOGIAS NA TERCEIRA IDADE:
VIVÊNCIAS EM TELETANDEM AUTÔNOMO
DOI:
https://doi.org/10.35572/rle.v25i2.6508Palabras clave:
Tecnologias, Envelhecimento, UNATI, Teletandem, Pesquisa NarrativaResumen
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), e mais especificamente as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), transformam a sociedade e impactam diretamente o campo educacional. As TDIC, ao incorporarem recursos digitais, ampliam as possibilidades pedagógicas, especialmente no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras (LEs). Nesse contexto, destacam-se as práticas de Teletandem (Telles, 2006), que promovem o aprendizado colaborativo por meio de interações entre falantes nativos de diferentes idiomas. Embora as pesquisas sobre TDIC e Teletandem tenham se concentrado, em geral, no público universitário jovem, este estudo propõe uma nova perspectiva ao enfocar a participação da população idosa nesse contexto. Tradicionalmente marginalizada e associada a estereótipos de improdutividade, a população idosa vem sendo valorizada por meio de iniciativas como a Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), que promove a inclusão em diversas atividades. Por meio de relatos orais, o trabalho, recorte de uma dissertação de mestrado, analisa narrativas de mulheres idosas participantes da UNATI em sessões de Teletandem Autônomo, buscando compreender suas percepções sobre o uso das TDIC na velhice e os significados atribuídos a essas tecnologias.
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