REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS ACERCA DA REDAÇÃO DO ENEM

PRÁTICAS DE ENSINO DE ESCRITA DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

Autores/as

  • Cláudia Cândido da Silva Instituto Federal do Paraná
  • Carmen Teresinha Baumgärtner Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
Palabras clave: Redação do ENEM. Representações Sociais. Ensino. Instituto Federal.

Resumen

A redação do ENEM é um desafio a ser enfrentado pelos alunos concluintes do Ensino Médio. E na rede federal de ensino, preocupa-se com a formação de cidadãos críticos e reflexivos, munindo os alunos de todas as ferramentas possíveis para que ingressem no ensino superior. Neste estudo, discutimos os resultados parciais de uma pesquisa que objetiva analisar representações sociais que alunos do Ensino Médio, de um campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR), produzem acerca da redação do ENEM. A fundamentação teórica está pautada na Teoria Dialógica do Discurso e na Teoria das Representações Sociais. Metodologicamente, é um estudo qualitativo, inserido no campo da Linguística Aplicada. O corpus foi gerado a partir de entrevista do tipo grupo focal, questionário e anotações em diário de campo. Os resultados indicam duas representações sociais sobre a redação: (i) há fórmulas mágicas para a escrita da redação do ENEM; (ii) a redação do ENEM é um castigo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANTUNES. I. Aula de Português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

ANTUNES, I. Avaliação da produção textual no ensino médio. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 163-179.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011[1952-1953].

BAUMGÄRTNER. C. T. Aspectos constitutivos da história do ensino de língua portuguesa no oeste do Paraná (1960-1979). Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem), Universidade Estadual de Londrina, Londrina - PR, 2009.

BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

BRAIT, B. Alguns pilares da arquitetura bakhtiniana. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. 5.ed. São Paulo: Contexto, 2017, p. 7-10.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei Nº 11.892/2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília: MEC, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A redação no Enem 2019: cartilha do participante. Brasília: MEC/INEP, 2019.

CHIAPPINI, L. Aprender e ensinar com textos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

COSTA -HÜBES, T. C. A pesquisa em ciências humanas sob um viés bakhtiniano. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo (SP), v. 5, n. 9, p. 552-568, dez. 2017.

FARACO, C. A. Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

GARCEZ, L. H. do C. Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

GERALDI, J. W. Concepções de linguagem e ensino de português. In: GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984, p. 41-49.

GERALDI, J. W. Da redação à produção de textos. In: GERALDI, J.W.; CHIAPPINI, L. (Orgs.). Aprender e ensinar com textos de alunos. 7.ed. São Paulo: Cortez Editora, p. 17-26.

GUARESCHI, P. A. Apresentação à edição brasileira. In: MOSCOVICI, S. A psicanálise, sua imagem e seu público. Tradução de Sonia Fuhrmann. Petrópolis: Vozes, 2012[1961], p. 7-8.

JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, D. As representações sociais. Tradução de Lilian Ulup. Rio de Janeiro: Eduerj, 2001[1989], p. 17-44.

MESERANI. S. O intertexto escolar: sobre leitura, aula e redação. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

MOITA LOPES, L. P. da. Oficina de lingüística aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Campinas: Mercado de Letras, 1996.

MOITA LOPES L. P. (Org). Por uma Lingüística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

MOSCOVICI, S. A psicanálise, sua imagem e seu público. Tradução de Sonia Fuhrmann. Petrópolis: Vozes, 2012[1961].

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2015[2003].

NOGUEIRA, S. dos S. Representações de alunos do Ensino Médio sobre o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.

OLIVEIRA, F. C. C. de. Um estudo sobre a caracterização do gênero redação do ENEM. Tese (Doutorado em Linguística). Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza - CE, 2016.

PESSOA, F. Mensagem. Autores Portugueses de Ontem 2. Aveiro: Estante Editora, 1993.

PAULINELLI, M. de P. T.; FORTUNATO, G. C. A redação do Enem à luz dos gêneros discursivos e textuais. RevLet – Revista Virtual de Letras, v. 08, n. 1, p. 282-299, jan/jul. 2016.

RODRIGUES, P. C. A produção textual no ensino médio: os documentos oficiais de ensino, o livro didático e a prova de redação do Enem. Tese (Doutorado em Letras e Linguística). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.

ROJO, R.; CORDEIRO, G. S. Apresentação: gêneros orais e escritos como objetos de ensino – modo de pensar, modo de fazer. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 7-18.

SANTOS, V. M. A. O Enem e(m) representações sociais de alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma cultura escolar local. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Estadual do Oeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia, 2017.

SERCUNDES, M. M. I. Ensinando a escrever. In: GERALDI, J.W.; CHIAPPINI, L. (Orgs.). Aprender e ensinar com textos de alunos. 7. ed. São Paulo: Cortez Editora, p. 79-100.

SOARES, M.B. A redação do vestibular. Cadernos de Pesquisa, n. 24. Fundação Carlos Chagas, 1978.

VOLOCHÍNOV, V. N. O que é a linguagem? (1930). In: VOLOCHÍNOV, V. N. A construção da enunciação e outros ensaios. Tradução João Wanderley Geraldi. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.

VOLÓCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Sheila Grilo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017[1929].

Publicado

agosto 30, 2020

Cómo citar

SILVA, C. C. da .; BAUMGÄRTNER, C. T. . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS ACERCA DA REDAÇÃO DO ENEM: PRÁTICAS DE ENSINO DE ESCRITA DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 2, p. 111–131, 2020. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3421. Acesso em: 28 oct. 2024.

Sección

Dossiê