REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS ACERCA DA REDAÇÃO DO ENEM
PRÁTICAS DE ENSINO DE ESCRITA DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ
Resumen
A redação do ENEM é um desafio a ser enfrentado pelos alunos concluintes do Ensino Médio. E na rede federal de ensino, preocupa-se com a formação de cidadãos críticos e reflexivos, munindo os alunos de todas as ferramentas possíveis para que ingressem no ensino superior. Neste estudo, discutimos os resultados parciais de uma pesquisa que objetiva analisar representações sociais que alunos do Ensino Médio, de um campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR), produzem acerca da redação do ENEM. A fundamentação teórica está pautada na Teoria Dialógica do Discurso e na Teoria das Representações Sociais. Metodologicamente, é um estudo qualitativo, inserido no campo da Linguística Aplicada. O corpus foi gerado a partir de entrevista do tipo grupo focal, questionário e anotações em diário de campo. Os resultados indicam duas representações sociais sobre a redação: (i) há fórmulas mágicas para a escrita da redação do ENEM; (ii) a redação do ENEM é um castigo.
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