ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA DE LETRAS NO IFES
DESAFIOS, DEBATES E PROPOSTAS NA FORMAÇÃO INICIAL
Resumen
A proposta desse artigo é dar visibilidade às ações oferecidas para a formação inicial do docente em Curso de Licenciatura em Letras dentro dos Institutos Federais (IFs), aos avanços durante sua formação e às possíveis propostas para uma educação mais coletiva, participativa e de qualidade. Os procedimentos metodológicos basearam-se, principalmente, em coleta de relatos orais e escritos, obtidos por meio de relatórios preenchidos de forma sistematizada durante o desenvolvimento da disciplina curricular Estágio Supervisionado. Estes dados constituem o corpus do trabalho. Como abordagem teórica, priorizamos os estudos realizados por Pimenta (2015), Pimenta e Lima (2012), Barreiro e Gebran (2006) e Rodrigues (2015). Os resultados alcançados foram pertinentes para a nossa reflexão sobre o ensino-aprendizagem da língua materna e para a formação inicial docente. O Estágio se mostrou eficaz por proporcionar liberdade, um espaço de reflexão e manifestação das experiências daqueles(as) que se tornarão futuros docentes.
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