PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO (PLAc) A CRIANÇAS IMIGRANTES:

QUESTÕES TEMÁTICAS E DE PESQUISA.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14053220
Palabras clave: Crianças imigrantes. Português como língua de acolhimento (PLAc). Estado do conhecimento.

Resumen

Neste estudo de cunho qualitativo, numa revisão sistemática de dados, procurou-se compreender em que medida o português como língua de acolhimento a crianças imigrantes tem sido abordado nas pesquisas. O objetivo desse trabalho foi identificar e verificar as condições dos estudos do campo de conhecimento na área de português como língua de acolhimento (PLAc). Conduzimos uma revisão sistemática do tipo estado do conhecimento. Para a nossa análise, pautamo-nos em uma abordagem qualitativa-interpretativista apoiada em estudos acerca do tema, a partir dos trabalhos de Cunha (2020), Elsing (2022), Fiorelli (2022), Lopez (2022) e São Bernardo (2019). Como resultado, obtivemos dezesseis trabalhos; cinco teses e onze dissertações que abordaram o português como língua de acolhimento no Brasil no período de 2013 a 2023. Observou-se que o tema foi abordado em diferentes campos empíricos, sendo que a maior incidência no debate a respeito do acolhimento de crianças imigrantes e/ou refugiadas nas escolas. Constatou-se haver predomínio de pesquisas na temática em Programas de pós-graduação em Educação.

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Publicado

noviembre 7, 2024

Cómo citar

SILVA, P. de O. B. .; KARWOSKI, A. M. PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO (PLAc) A CRIANÇAS IMIGRANTES:: QUESTÕES TEMÁTICAS E DE PESQUISA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 2, p. 207–221, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14053220. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2753. Acesso em: 15 nov. 2024.

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Dossiê