NOVOS LETRAMENTOS NA CULTURA DIGITAL
O PADLET COMO OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM NA ESCRITA COLABORATIVA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.35572/rle.v25i2.6506Palavras-chave:
Cultura digital., Novos letramentos, Padlet, Escrita colaborativa, Língua portuguesaResumo
A cultura digital proporciona novas ferramentas para o ensino e a aprendizagem. Assim, esta pesquisa objetiva investigar os novos letramentos na plataforma Padlet para a escrita colaborativa de editoriais em aula de língua portuguesa. Fundamenta-se teoricamente em Lankshear e Knobel (2006, 2007) e Takaki e Santana (2014), sobre os novos letramentos; Kenski (2018), quanto à cultura digital; Lowry, Curtis e Lowry (2004) e Pinheiro (2011), acerca da escrita colaborativa; e Buckingham (2010), a respeito da educação na cultura digital. Metodologicamente, adota-se a abordagem de pesquisa quali-quantitativa, de campo e aplicada. Para geração dos dados, usa-se o método da pesquisa participante e a técnica da observação participante. A investigação dá-se em uma turma do 9º ano e o corpus compõe-se pelos editoriais produzidos pelos participantes, anotações em fichas de observação e respostas dos participantes em questionário. Os resultados revelam que o Padlet possui características dos novos letramentos, ajuda no desenvolvimento do texto e contribui na compreensão argumentativa, busca da correção ortográfica, inovação e compreensão dos conteúdos na escrita colaborativa do gênero editorial em aulas de língua portuguesa no ensino fundamental. Conclui-se que o Padlet possibilita colaboração, participação e distribuição na escrita colaborativa em turmas de língua portuguesa na cultura digital.
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