PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA NO IFG

DA PONTA DO LÁPIS AOS MULTILETRAMENTOS

Authors

  • Dalva Ramos de Resende Matos Instituto Federal de Goiás (IFG)
  • Pauliana Duarte Oliveira Instituto Federal de Goiás (IFG)
  • Selma Zago da Silva Borges Instituto Federal de Goiás (IFG)
Keywords: Leitura. Escrita. Gêneros do discurso. Multiletramentos. Interdisciplinaridade.

Abstract

Além da missão de qualificar profissionais para os diversos setores da economia, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia também primam pela formação de sujeitos críticos e reflexivos, proporcionando aos estudantes eventos de letramentos, com vistas ao exercício pleno da cidadania. Nessa perspectiva, este trabalho visa socializar um relato de experiência referente ao Projeto de Ensino Multiletramentos, desenvolvido no Instituto Federal de Goiás – Câmpus Itumbiara, nos quatro últimos anos. Tal projeto didático-pedagógico, de caráter interdisciplinar, tem como principal propósito contribuir com a aprendizagem de leitura e de escrita dos alunos do ensino médio integrado ao técnico em regime integral da Rede Federal, a partir de práticas baseadas, principalmente, na teoria bakhtiniana dos gêneros do discurso e na Pedagogia dos Multiletramentos. Dados os resultados positivos alcançados com essa experiência, espera-se que este trabalho possa contribuir com a discussão em prol de uma educação linguística no âmbito da Rede Federal.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ADAM, J.-M. Les textes: types et prototypes. Lausanne: Nathan, 1992.

BAKHTIN. M. M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAZERMAN, C. Gêneros textuais, tipificação e interação. Organizado por Ângela Paiva Dionísio e Judith Chambliss Hoffnagel. Traduzido e adaptado por Judith Chambliss

Hoffnagel. São Paulo: Cortez, 2005.

BORGES, S. Z. S. A escrita da escrita em (d)enunciação no espaço sócio-escolar: um espaço (em vão) para a (cri)atividade escrita. 2015. 312 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.

BORGES, S. Z. S. ; AGUSTINI, C. L. H. Gênero redação ENEM: a experiência de linguagem em uma escrita institucionalizada. Letras & Letras (Online), v. 29, p. 1-18, 2013.

BRANDÃO, H. N. Texto, gêneros do discurso e ensino. In: BRANDÃO, H. N. (coord.). Gêneros do discurso na escola. 5. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011. p. 17-45.

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BRASIL. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. PCN + Ensino médio: orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC, 2002. 244p.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A redação no Enem 2019: cartilha do participante. Brasília, 2019.

BRONCKART, J.-P. Gêneros textuais, tipos de discursos e operações psicolinguísticas. Revista de Estudos da Linguagem. Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 49-69, 2003.

CASSANY, D. Tras las líneas: sobre la lectura contemporánea. Barcelona: Anagrama, 2006.

COSSON, R. Letramento literário: uma localização necessária. Letras & Letras. v. 31, n. 3, p. 173-187, jul. 2015.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B..; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004, p. 95-128.

HAMILTON, M. Sustainable literacies and the ecology of lifelong learning. In: HANSON, A.; CLARKE, J. (org.) Supporting lifelong learning, v.1: Perspectives on Learning. Routledge/Open University Press, 2002, p. 176-187.

HEATH, S. B. What no bedtime story means: narrative skills at home and school. Language and Society, 11, 1, p. 49-76, abr. 1982.

KLEIMAN, A. B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995.

KLEIMAN, A. B.; ASSIS, J. A. (org.). Significados e ressignificações do letramento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2016.

LEMKE, J. L. Letramento metamidiático: transformando significados e mídia. Revista Trabalhos em Linguística Aplicada, 49, 2, p. 455-479, jul. 2010.

LÓPEZ RAMÍREZ, A. Estrategias de lectura: curso de actualización para profesores de español. Maringá: Embajada de España en Brasil, 2006.

OLIVEIRA, N. A. de. Para ler em inglês: desenvolvimento da habilidade de leitura. Belo Horizonte: N. O. S. Tec. Educ. Ltda, 2000.

PAULINO, G. Algumas especificidades da leitura literária. In: PAIVA, A.; MARTINS, A.; PAULINO, G.; VERSIANI, Z. (org.). Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 55-68.

ROJO, R. H. R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

ROJO, R. H. R. Entre Plataformas, ODAs e Protótipos: Novos multiletramentos em tempos de WEB2. The Especialist, v. 38, n. 1, p. 1-20, jan./jul. 2017. D

ROJO, R. H. R.; BARBOSA, J. P. (org.) Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

SAITO, F. S.; SOUZA, P. N. (Multi)letramento(s) digital(is): por uma revisão de literatura crítica. Linguagens e diálogos, v. 2, n. 1, p. 109-143, 2011.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004.

SOARES, M. B. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, V. M. (org.). Letramento no Brasil. São Paulo: Global, 2003, p. 89-113.

SOARES, M. B. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

SOARES, M. B. Alfabetização e literatura. Revista Educação. Guia da Alfabetização, São Paulo, Editora Segmento, n. 2, p. 12-29, 2010.

SOARES, M. B. Letramento. In: FRADE, I. C. A.; COSTA VAL, da G.; BREGUNCI, M. G. C. (org.). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014.

STREET, B. V. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

STREET, B. V.; CASTANHEIRA, M. L. In: FRADE, I. C. A.; COSTA VAL, da G.; BREGUNCI, M. G. C. (org.). Glossário Ceale – termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014.

VIANNA, C. A. D.; SITO, L.; VALSECHI, C. M.; PEREIRA, S. L. M. Do letramento aos letramentos: desafios na aproximação entre letramento acadêmico e letramento do professor. In: KLEIMAN, A. B.; ASSIS, J. A. (org.). Significados e ressignificações do letramento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2016, p. 27-59.

Published

August 30, 2020

How to Cite

MATOS, D. R. de R. .; OLIVEIRA, P. D. .; BORGES, S. Z. da S. . PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA NO IFG: DA PONTA DO LÁPIS AOS MULTILETRAMENTOS. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 2, p. 257–272, 2020. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3431. Acesso em: 24 nov. 2024.

Section

Dossiê