ENSINO CRÍTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO IFSP ─ CAMPUS PRESIDENTE EPITÁCIO
Abstract
Embasado em uma perspectiva crítica de ensino e sociocultural de letramento, este artigo examina o trabalho de um docente de língua portuguesa em duas salas de aula da segunda série do Ensino Médio no Instituto Federal de São Paulo, Câmpus Presidente Epitácio. Objetiva-se discutir de que modo o trabalho do professor dialoga com estudos que compreendam o letramento de um ponto de vista sociocultural e o ensino de língua de uma perspectiva crítica. Para tanto, são apresentadas as propostas do docente, bem como analisadas produções dos educandos. Conclui-se que a prática realizada é coerente com os referenciais teóricos que se defendem neste texto, embora seja possível (e necessário) aperfeiçoá-la, ampliando a relação da escola com outros setores da comunidade que a rodeia, bem como debatendo com o educando o poder da linguagem quanto às lutas de classes, conscientizando-o sobre as injustiças sociais legitimadas por meio da palavra (culta).
Downloads
References
BARBOSA, B. C.; MARTINS NETO, I. A. Heterogeneidade da escrita: “erros” ortográficos propositais em redes sociais digitais e a construção do sentido. Revista de Letras Norte@mentos, Sinop, v. 12, n. 29, p. 158-176, jul./dez. 2019.
CLARK, R., FAIRCLOUGH, N., IVANIC, R., JONES, M. Conscientização Crítica da Linguagem, tradução de Angela Kleiman e Marilda Cavalcanti. Trabalhos em Lingüística Aplicada, Campinas, v. 28, p. 37-57 jul./dez. 1996.
CORRÊA, M.L.A. Letramento e heterogeneidade da escrita no ensino de Português. In: SIGNORINI, I. (Org.). Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento. Mercado de Letras: Campinas, SP, 2001, p. 135-166.
FAIRCLOUGH, N. Language and power. New York: Longman, 1989.
FRANCO JR, A. Operadores de leitura da narrativa. In: BONICCI, T.; ZOLIN, L. O. (Orgs.). Teoria Literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá: EDUEM, 2003, p. 22-56.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 59. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
GIROUX, H. A pedagogia radical e o intelectual transformador. In: GIROUX, H. A escola crítica e a política cultural. São Paulo: Cortez, 1987, p. 7-53.
GREGORY, A. E.; CAHILL, M. A. Constructing critical literacy: self-reflexive ways for curriculum and pedagogy. Critical Literacy: Theories and Practicies. v. 3, p. 6-16, 2009.
HAWKINS, M.; NORTON, B. Critical language teacher education. In: BURNS, A.; RICHARDS, J. (Eds). Cambridge guide to second language education. Cambridge: Cambridge University Press, 2009, p. 30-39.
KLEIMAN, A. (Org.). Os significados do letramento: uma perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995.
KOMESU, F.; TENANI, L. Considerações sobre o conceito de “internetês” nos estudos da linguagem. Linguagem em (Dis)curso, Palhoça, v. 9, n. 3, p. 621-643, set./dez. 2009.
LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente.13. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
MARTINS NETO, I. A. Adaptação, criação e juventude: diálogos entre práticas de letramento escolar e não escolar. 2020. 195 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2020.
NORTON, B. Critical literacy and international development. Critical Literacy: theories and practices. CSSGJ. v. 1, 1, p. 6-15, 2007.
PAIVA, V. L. M. O. A linguagem dos emojis. Trab. Ling. Aplic., Campinas, n. 55, v. 2, p. 379-399, mai./ago. 2016.
RAMALHO, V. Ensino de língua materna e Análise de Discurso Crítica. Bakhtiniana. vol, 7, 1, p. 178-198, 2012.
SHOR, I. What is critical literacy? In: DARDER, A.; BALTODANO, M.; TORRES, R. (Eds.). The critical pedagogy reader. 2. ed. New York: Routledge, 2009, p. 282-304.
SOARES, M. B. Língua escrita, sociedade e cultura: relações, dimensões e perspectivas. In: SOARES, M. B. Alfabetização e letramento. 6ª ed. São Paulo: Contexto, 2011, p. 27-45.
STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
TEDESCO, J. C. O novo pacto educativo: educação, competitividade e cidadania na sociedade moderna. São Paulo: Ática, 2004.
TRIPP, D. Action research: a methodological introduction. Educação e Pesquisa. v. 31, n. 3, 2005, p. 443–466.
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Leia Escola
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.