ENSINO CRÍTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO IFSP ─ CAMPUS PRESIDENTE EPITÁCIO

Authors

  • Irando Alves Martins Neto Instituto Federal de São Paulo
Keywords: Ensino. Língua Materna. Transformação.

Abstract

Embasado em uma perspectiva crítica de ensino e sociocultural de letramento, este artigo examina o trabalho de um docente de língua portuguesa em duas salas de aula da segunda série do Ensino Médio no Instituto Federal de São Paulo, Câmpus Presidente Epitácio. Objetiva-se discutir de que modo o trabalho do professor dialoga com estudos que compreendam o letramento de um ponto de vista sociocultural e o ensino de língua de uma perspectiva crítica. Para tanto, são apresentadas as propostas do docente, bem como analisadas produções dos educandos. Conclui-se que a prática realizada é coerente com os referenciais teóricos que se defendem neste texto, embora seja possível (e necessário) aperfeiçoá-la, ampliando a relação da escola com outros setores da comunidade que a rodeia, bem como debatendo com o educando o poder da linguagem quanto às lutas de classes, conscientizando-o sobre as injustiças sociais legitimadas por meio da palavra (culta).

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Published

August 30, 2020

How to Cite

NETO , I. A. M. . ENSINO CRÍTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO IFSP ─ CAMPUS PRESIDENTE EPITÁCIO. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 2, p. 132–150, 2020. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3425. Acesso em: 28 oct. 2024.

Section

Dossiê