O PROJETO DE CURSO EM DEBATE A PARTIR DE FALAS DE PROFESSORES DA LICENCIATURA EM ESPANHOL DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA

Authors

  • Antonio Ferreira da Silva Júnior Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Gretel Eres Fernández Fernández Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP)
Keywords: Licenciatura. Grupo de discussão. Falas. Formação de professores. Língua espanhola.

Abstract

Neste artigo refletimos sobre os cursos de Licenciatura em Letras/Espanhol nos Institutos Federais como uma política de expansão do ensino superior brasileiro (OTRANTO, 2010, 2013; SILVA JÚNIOR, 2016). Para isso, empregamos o grupo de discussão como estratégia metodológica para pensar o projeto de curso do Instituto Federal de Brasília (IFB), tomado como recorte. Escutamos os sujeitos e analisamos suas falas para levantar imagens de docência predominantes em suas concepções de trabalho. Definimos o grupo de discussão (ARANTES; DEUSDARÁ, 2017; GATTI, 2012) como importante procedimento e instrumento de geração de dados sobre formação de professores, tornando os participantes peças fundamentais do processo histórico de implantação e continuidade do curso em pauta. Os dados gerados revelam sentidos construídos para a inserção dessa Licenciatura no IFB, a contratação de professores formadores, a pouca experiência dos docentes no ensino superior e concepções de trabalho com a língua no projeto de curso.

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References

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Published

August 30, 2020

How to Cite

JÚNIOR, A. F. da S. .; FERNÁNDEZ, G. E. F. O PROJETO DE CURSO EM DEBATE A PARTIR DE FALAS DE PROFESSORES DA LICENCIATURA EM ESPANHOL DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 2, p. 151–172, 2020. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3423. Acesso em: 28 oct. 2024.

Section

Dossiê