ONLINE COLLABORATIVE WRITING IN ENGLISH AT THE FEDERAL INSTITUTE OF RIO GRANDE DO NORTE
SOME QUANTITATIVE DATA ON STUDENT PARTICIPATION IN INTEGRATED SECONDARY EDUCATION
Abstract
A escrita colaborativa online (ECO) no Google Docs tem sido usada como uma abordagem para o ensino de inglês como língua estrangeira no Brasil. Neste artigo, apresentamos alguns dados quantitativos, provenientes de uma pesquisa de intervenção pedagógica maior, relacionados à participação de 36 alunos do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Informática no Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Os alunos foram divididos em sete grupos para escrever, colaborativamente, um post de notícia para blog informativo ao longo de três sessões online. Os achados iniciais estão relacionados à frequência, tempo e interações durante as sessões. Nossa conclusão é que o tempo gasto em cada sessão colaborativa e a frequência dos estudantes não estão relacionadas à quantidade de interações, pois grupos mais engajados tendem a gastar menos tempo, mesmo com uma frequência média durante as sessões.
Downloads
References
ALLEN, N. et al. What experienced collaborators say about collaborative writing. Iowa State Journal of Business and Technical Communication, [s.l.], v. 1, n. 2, p.70-90, set. 1987. SAGE Publications. DOI: http://dx.doi.org/10.1177/105065198700100206.
AZZARI, E. F.; CUSTÓDIO, M. A. Fanfics, google docs... a produção colaborativa. In: ROXANE, R. (Org.). Escol@ Conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013, p. 73-92.
BENTO, F. F. A escrita colaborativa no ambiente wiki: uma experiência de ensino/aprendizagem de língua inglesa. Fortaleza, 2011. 221p. Dissertação (Curso de Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2011.
Disponível em: http://www.uece.br/posla/dmdocuments/franciclefortalezabento.pdf Acesso em: 19 jun. 2020.
BRAGA, D. B.; COSTA, L. A. O computador como instrumento e meio para o ensino/aprendizagem de línguas. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas-SP, v. 36, n. 1, 6 jul. 2012, p. 61-79. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639314. Acesso em 21 jul. 2020.
CHO, H. Synchronous web-based collaborative writing: factors mediating interaction among second-language writers. Journal of Second Language Writing, [s.l.], v. 36, n. 2, p. 37-51, jun. 2017. Elsevier BV. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jslw.2017.05.013.
Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1060374317301741?via%3Dihub.
Acesso em: 18 jun. 2020.
DAMIANI, M. F. et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, Pelotas, n.45, v. 2, p. 57-67, maio/agosto 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.15210/caduc.v0i45.3822. Disponível em:
https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/3822. Acesso em: 18 jun. 2020.
DANTAS, S. G. M.; LIMA, S. de C. A escrita colaborativa no Google Docs: uma proposta de ensino do gênero textual factual recount no ensino técnico de nível médio integrado. Diálogo das Letras, v. 8, p. 157-176, 2019. DOI:
http://dx.doi.org/10.22297/dl.v8i3.4129. Disponível em: http://natal.uern.br/periodicos/index.php/DDL/article/view/526. Acesso em: 20 jun. 2020.
FUNG, Y. M. The Nature and Dynamics of Collaborative Writing in a Malaysian Tertiary ESL setting. New Zealand, 2006. 264f. Tese (Curso de Doutorado em Filosofia em Linguística Aplicada,) - Massey University.
FUNG, Y. M. Collaborative Writing Features. Relc Journal, [s.l.], v. 41, n. 1, p.18-30, abr. 2010. DOI: 10.1177/0033688210362610. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/249769114_Collaborative_Writing_Features#:
~:text=The%20defining%20features%20are%20mutual,class%20to%20illustrate%20the%20features. Acesso em: 18 jun. 2020.
GODWIN-JONES, R. Emerging technologies web-writing 2.0: enabling, documenting,and assessing writing online. Language Learning & Technology, Hawaii, v. 12, n. 2, p.7-13, jun. 2008. Disponível em:
https://scholarspace.manoa.hawaii.edu/bitstream/10125/44138/1/12_02_emerging.pdf.Acesso em: 18 jun. 2020.
GODWIN-JONES, R. Second language writing online: an update. Language Learning & Technology, Hawaii, v. 22, n. 1, p.1-15, fev. 2018. Disponível em:https://scholarspace.manoa.hawaii.edu/bitstream/10125/44574/1/22_01_godwin-jones.pdf. Acesso em: 18 jun. 2020.
GUERRA, W. T.; LIMA, S. de C. An ESP Teaching Proposal for Oil and Gas Vocational Courses. International Journal of Language & Linguistics, v. 6, n. 4, p. 87- 93, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.30845/ijll.v6n4p10. Disponível em:
http://www.ijllnet.com/journals/Vol_6_No_4_December_2019/10.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.
IFRNa. Projeto pedagógico do Curso técnico de nível médio em informática, na forma integrada e presencial. Natal: IFRN, 2012.
IFRNb. Projeto político-pedagógico do IFRN: uma construção coletiva: documento base. Natal: IFRN Editora, 2012.
KESSLER, G.; BIKOWSKI, D.; BOGGS, J. Collaborative writing among second language learners in academic web-based projects. Language Learning & Technology, Hawaii, v. 16, n. 1, p. 91-109, fev. 2012. Disponível em:
https://scholarspace.manoa.hawaii.edu/bitstream/10125/44276/1/16_01_kesslerbikowski boggs.pdf. Acesso em: 18 jun. 2020.
LEANDRO, C. D.; WEISSHEIMER, J. Escrita colaborativa de flash fiction e aprendizagem de Inglês como L2: o desenvolvimento da acurácia gramatical e densidade lexical. RAÍDO (ONLINE), v. 11, n. 27, p. 323-337, jun. 2017. DOI:
30612/raido.v11i27.5658 Disponível em: http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5658. Acesso em: 18 jun. 2020.
LEANDRO, D. C.; WEISSHEIMER, J.; COOPER, J. S. Escrita colaborativa em inglês: produção online e presencial em contexto universitário. Hipertextus Revista Digital, [s.l.], v.10, n. 1, p. 1-18, jul. 2013; ISSN:1981-6081. Disponível em:
http://www.hipertextus.net/volume10/04-Hipertextus-Vol10-Diego-Cesar-
Lendro_Janaina-Weissheimer&Jennifer-Sarah-Cooper.pdf. Acesso em: 18 jun. 2020.
LIMA, S. de C; ALVES, L. M. Relações entre tecnologias digitais e livro didático no ensino de espanhol: promovendo o letramento digital. Revista Leia Escola, [s.l.], v. 19, n. 1, p. 170-180, 2019. DOI: https://doi.org/10.35572/rle.v19i1.1318. Disponível em:
http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/view/1318. Acesso em: 20 jun. 2020.
LIMA, S. C.; LIMA, S. de C.; AMARAL, J. A. Ensino interdisciplinar da escrita de resenhas na educação profissional. Horizontes, [s.l.], v. 38, n. 1, p. 1-13, 2020. DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.875. Disponível em:
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/875. Acesso em: 20 jun.2020.
LOWRY, P.; CURTIS, A.; LOWRY, M. Building a taxonomy and nomenclature of collaborative writing to improve interdisciplinar research and practice. Journal of Business Communication, Washington, v. 41, n. 1, p. 66-99, 2004. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0021943603259363. Acesso em: 16 jun. 2020.
MENEZES, V. Tecnologias digitais no ensino de línguas: passado, presente e futuro. Revista da ABRALIN, [s.l.], v. 18, n. 1, p. 2-26, ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.25189/rabralin.v18i1. Disponível em:
https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1323. Acesso em: 24 jul. 2020.
PINTO, M. M. D. da S.; LIMA, S. de C. O ensino do relatório de aula prática na educação profissional: os efeitos de uma intervenção pedagógica na escrita de jovens e adultos. Fólio - Revista de Letras, Vitória da Conquista - BA, v. 11, n. 2, p. 245-266,
jan. 2020. ISSN 2176-4182. https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5528. Disponível em:
http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5528. Acesso em: 20 jun. 2020.
REIS, A. R. S.; LIMA, S. de C. Uma proposta de ensino complementar para os multiletramentos na Educação Profissional. Intersecções. Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais, v. 11, n. 26, p. 284-299, 2018. Disponível em:
https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaInterseccoes/article/view/1382. Acesso em:20 jun. 2020.
RIBEIRO, A. E.; JESUS, L. M. de. Produção de fanfictions e escrita colaborativa: uma proposta de adaptação para a sala de aula. SCRIPTA, PUCMG, v. 23, n. 48, p. 93-108, out. 2019. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p93-108. Disponível
em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/19761. Acesso em: 18 jun. 2020.
SILVA, G. M.; LIMA, S. C. O ensino-aprendizagem da entrevista de emprego em língua inglesa em curso técnico de nível médio. Revista Polyphonía, v. 30, n. 1, p. 56-67, 30 ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v30i1.60191. Disponível em:
https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/60191. Acesso em: 20 jun. 2020.
SMITH, B. L.; MACGREGOR, J. T. What is Collaborative Learning? In: GOODSELL, A. et al. Collaborative Learning: a sourcebook for Higher Education. [s.l.]: National Center on Postsecondary Teaching, Learning, and Assessment at Pennsylvania State
University, 1992. p. 10-30. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED357705.pdf. Acesso em: 18 jun. 2020.
SOARES, K. R. B.; LIMA, S. de C. O uso do Duolingo no ensino de língua inglesa em curso técnico de nível médio integrado. LínguaTec, v. 4, n. 1, p. 158-170, jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.35819/linguatec.v4.n1.a3462. Disponível em:
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3462. Acesso em: 20 jun.
STORCH, N. Collaborative writing: Product, process, and students’ reflections. Journal of Second Language Writing, [s.l.], v. 14, n. 3, p.153-173, set. 2005. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.jslw.2005.05.002. Disponível em:
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1060374305000172. Acesso em: 18 jun. 2020.
STROBL, C. Affordances of Web 2.0 Technologies for Collaborative Advanced Writing in a Foreign Language. Calico Journal, [s.l.], v. 31, n. 1, p. 1-18, 31, jan. 2014. Disponível em: https://journals.equinoxpub.com/CALICO/article/viewFile/22799/18823.
Acesso em: 18 jun. 2020.
WANG, S.; VÁSQUEZ, C. Web 2.0 and second language learning: what does research tell us? Calico Journal, [s.l.], v. 29, n. 3, p. 412-430, ago. 2012. Disponível em: https://journals.equinoxpub.com/CALICO/article/view/23718. Acesso em: 16 jun. 2020.
YEH, H. Exploring how collaborative dialogues facilitate synchronous collaborative writing. Language Learning & Technology, Hawaii, v. 18, n. 1, p. 23-37, fev. 2014.
Disponível em: https://www.lltjournal.org//item/2834. Acesso em: 28 maio 2018.
YIM, S. et al. Synchronous writing in the classroom: undergraduates’ collaborative practices and their impact on text quality, quantity, and style. In: ACM Conference, Portland-OR, p. 1-12, mar. 2017. Trabalho apresentado no 20th ACM Conference on
CSCW. DOI: 10.1145/2998181.2998356. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/313738684_Synchronous_Collaborative_Writi
ng_in_the_Classroom_Undergraduates'_Collaboration_Practices_and_their_Impact_on_Writing_Style_Quality_and_Quantity. Acesso em: 16 jun. 2020.
YIM, S.; WARSCHAUER, M. Web-based collaborative writing in L2 contexts: methodological insights from text mining. Language Learning & Technology, Hawaii, v.21, n. 1, p. 146-165, fev. 2017. Disponível em: https://www.lltjournal.org//item/2989.
Acesso em: 28 maio 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Leia Escola
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.