CHAMADAS DOSSIÊS - 2025

2024-12-12

Volume 25 -Nº 1 - 2025

DESAFIOS NO ENSINO DE LITERATURA

O dossiê DESAFIOS NO ENSINO DE LITERATURA congrega estudos que focalizam problemas e propostas para o ensino de diferentes manifestações literárias na Educação Básica. Serão acolhidos artigos que investiguem e discutem tanto vivências pontuais, na educação básica e superior, quanto pesquisas voltadas para os novos livros didáticos, sobretudo do nível médio de ensino, bem como proposições que enfatizem o diálogo da literatura com outras artes e as mudanças de suporte. Também cabem aqui as pesquisas que se voltam para a produção de literatura juvenil (nacional ou estrangeira) que circula no país, e que nem sempre chega à escola. Esperamos, com isso, contribuir com reflexão sobre a importância da literatura e a complexidade de seu ensino nos dias de hoje,

 

Organizadores

Danglei de Castro Pereira – Universidade de Brasília

José Helder Pinheiro Alves – Universidade Federal de Campina Grande

Maria do Socorro Pinheiro – Universidade Estadual do Ceará

 

Submissão até - 24 de março de 2025                                        Publicação até - maio de 2025

 ___________________________________________

Volume 25 - Nº 2 - 2025

COLABORAÇÕES E PROBLEMATIZAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DA  EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

 É inegável que as tecnologias digitais têm provocado transformações nas relações humanas, no trabalho e, consequentemente, no âmbito educacional. As mudanças ocorrem de forma acelerada e podem ser evidenciadas, de um lado, pelas potencialidades de novos softwares, aparelhos e suas funcionalidades; de outro, pela precarização do trabalho e pelas exclusões que também têm se apresentado. Diante desse cenário, convidamos as/os pesquisadoras/es a compartilharem resultados finais ou parciais de suas investigações por meio de manuscritos que problematizem as tecnologias digitais no que se refere, por exemplo, aos seguintes aspectos: plataformização na educação, presença de  aplicativos no cotidiano docente,  implicações do uso massivo de telas, colonialismo digital, entre outros aspectos, no contexto da educação linguística. Também serão bem-vindos trabalhos que discutam as possibilidades que apresentam determinadas tecnologias digitais para promover praxiologias e democratizar o acesso a materiais que contribuem para ampliar ou consolidar conhecimentos do/a aprendiz na educação básica ou no ensino superior, especialmente, nos cursos de formação de professores de línguas e suas respectivas literaturas. Destacamos que os artigos devem obedecer às normas de submissão da revista. 

Organizadores

Rozana Aparecida Lopes Messias  - UNESP

Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro - UFMS

Michael Jones Ferreira -  Georgetown University

 

Submissão até - 21 de maio de 2025                                                       Publicação até - agosto de 2025

__________________________________________________________________________

Volume 25 - Nº 3 - 2025

LITERATURA, CIÊNCIA, ARTE E EDUCAÇÃO NA INFÂNCIA

O objetivo desse dossiê é ampliar o debate, a discussão e a divulgação de pesquisas que abordem a interface entre Ciência, Arte e Educação na infância. A literatura já apresentou inúmeras contribuições acerca a aproximação entre a Ciência e a Arte seja para a educação formal ou não formal. Esperamos poder congregar nesse dossiê artigos que problematizem a aproximação desses campos, seja por meio da literatura, da contação de histórias, do teatro, do cinema e das demais manifestações artísticas, especialmente voltadas ao público infantil.

Organizadores

Renata Junqueira de Souza - UNIFAL

Guilherme da Silva Lima - UFMG

Jeff Reynolds - Ohio State University

 

Submissão até - 25 de agosto de 2025                                      Publicação até - dezembro de 2025

____________________________________________________________________

Volume 25 -Nº 4 - Especial - 2025

 PERSPECTIVAS TEÓRICAS E APLICADAS DO ENSINO DA ESCRITA E DA ORALIDADE NAS ESFERAS ESCOLAR E ACADÊMICA

 O ensino da escrita e da oralidade está recorrentemente presente na pauta de pesquisadores das ciências da linguagem, haja vista as várias abordagens de tais eixos ao longo dos anos. Há (re)definições dos conceitos de escrita e oralidade, por exemplo, em função das diferentes perspectivas teóricas desenvolvidas e adotadas nos trabalhos acadêmicos; pelo uso de tecnologias digitais; pelo impacto de prescrições curriculares e a utilização de metodologias de ensino diversas. Como uma forma de construir interlocuções para a temática em destaque, esta chamada para publicação busca reunir trabalhos que versem sobre discussões teóricas e/ou aplicadas voltadas à escrita e à oralidade nas esferas escolar e acadêmica. Desse modo, acolhe artigos resultantes de investigações científicas, resenhas de livros e entrevistas que tratem do tema, relacionando-o a documentos curriculares oficiais, experiências em sala de aula, exploração de inteligência artificial e de mídias digitais, uso de gêneros textuais/discursivos, entre outras possibilidades.

 Organizadores

Luís Filipe Tomás Barbeiro - Instituto Politécnico de Leiria - Portugal

Flávia Danielle Sordi Silva Miranda - Universidade Federal de Uberlândia

Roberto Barbosa Costa Filho - Universidade de Pernambuco

Antonio Naéliton do Nascimento - Universidade Federal de Campina Grande

 

Submissão até - 25 de agosto de 2025                                     Publicação até - dezembro de 2025