FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL:
EXPERIÊNCIAS INTERCULTURAIS MEDIADAS POR TELECOLABORAÇÃO ENTRE ESTUDANTES BRASILEIROS E ARGENTINOS
DOI:
https://doi.org/10.35572/rle.v25i2.6544Palavras-chave:
Formação docente inicial, Telecolaboração, InterculturalidadeResumo
O objetivo geral desta pesquisa, de base qualitativa, foi investigar como experiências interculturais síncronas, mediadas por telecolaboração podem afetar a formação inicial do futuro professor. Nesse sentido, práticas telecolaborativas podem se constituir como importantes ferramentas para ampliar as aprendizagens relacionadas à formação docente, colocando os estudantes em contato com outras culturas, atentando para as demandas das escolas de Educação Básica. Assim, a questão que se colocou para esta investigação foi: Como a interculturalidade poderia ter espaço na formação docente inicial de alunos de cursos de licenciatura, a fim de contribuir com a formação de profissionais que respeitem pessoas com diferentes culturas, que saibam integrá-la ao ambiente escolar, considerando que a escola deve promover e entender o encontro com o outro como parte das relações interculturais? Participaram da pesquisa alunos brasileiros (Universidade Estadual Paulista) e argentinos (Universidade Nacional de Córdoba). Os dados foram gerados a partir de questionários, fichas de acompanhamento das interações e registros reflexivos Os resultados apontam que experiências telecolaborativas com foco na interculturalidade se constituem como um espaço privilegiado para a formação docente inicial, pois ampliam de horizontes formativos e incentivam os participantes a integrar essas vivências a sua futura prática como professores.
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