EMOTIONING AND LANGUAGING IN ENGLISH LANGUAGE TEACHER EDUCATION
Resumo
É crucial oferecer ambientes de apoio e acolhimento para que professores de línguas em formação possam refletir sobre crenças e emoções. Baseado em uma revisão crítica da literatura, eu pretendo mostrar como dinâmicas nas experiências de professores de língua inglesa no Brasil se baseiam em determinados padrões linguajeiros e emocionais. Apresento como a estrutura de Maturana (2004) pode ajudar a lançar luz sobre estes processos. Após indicar como a formação de professores de língua inglesa é expressa por vários sentimentos avaliados como negativos, interpreto este contexto à luz da cultura patriarcal-matriarcal com os padrões linguajeiros que constituem esta matriz emocional. Como resultado, eu saliento como os padrões linguajeiros estudados geram emoções contraditórias com o consequente mal-estar por parte dos professores em programas de formação. Em seguida, discuto como o linguajar reflexivo baseado em conversas liberadoras e apoio mútuo abre-nos espaço para agirmos responsavelmente. Para enfrentar os muitos desafios que nos esperam, é preciso fortalecer as relações através do cuidado mútuo que pode alargar as nossas ações com base na confiança e com um olhar de esperança no âmbito dos estudos da Linguística Aplicada.
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