SOCIEDADE DIGITAL E REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

Autores

  • Walter Barros Universidade Federal de Campina Grande
  • Marco Antônio Margarido Costa Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Tecnologias digitais. Nova mentalidade. Tecnologia e educação. Formação de professores.

Resumo

Este artigo objetiva discutir acerca das práticas pedagógicas de professores de línguas na sociedade digital. Em muitas das transformações pelas quais tem passado o mundo contemporâneo, as novas tecnologias
digitais têm desempenhado papel importante, caracterizando uma nova mentalidade, que implica novos modos de construção de conhecimento, de interação e de percepção do mundo. A partir de um levantamento teórico, concordamos com uma perspectiva que defende a necessidade de desenvolvimento de identidades profissionais abertas à
instabilidade, por entendermos que isso possibilita o deslocamento de uma noção redutora de pedagogia como conjunto de métodos e de prescrições para uma que ressalte a natureza política da educação. Com
isso, salientamos a importância de uma formação docente que prepare o professor para estar aberto ao novo e ao desenvolvimento de práticas sensíveis aos
contextos de atuação. Entendemos que as práticas pedagógicas desenvolvidas por esses profissionais possam contribuir para a formação de cidadãos críticos e para a redução do descompasso entre escola e sociedade.

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Publicado em

20 de dezembro de 2022

Como Citar

BARROS, W. .; COSTA, M. A. M. . SOCIEDADE DIGITAL E REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE LÍNGUAS. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 22, n. 3, p. 50–60, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/6322. Acesso em: 8 abr. 2025.

Seção

Dossiê