SOCIEDADE DIGITAL E REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE LÍNGUAS
Resumo
Este artigo objetiva discutir acerca das práticas pedagógicas de professores de línguas na sociedade digital. Em muitas das transformações pelas quais tem passado o mundo contemporâneo, as novas tecnologias
digitais têm desempenhado papel importante, caracterizando uma nova mentalidade, que implica novos modos de construção de conhecimento, de interação e de percepção do mundo. A partir de um levantamento teórico, concordamos com uma perspectiva que defende a necessidade de desenvolvimento de identidades profissionais abertas à
instabilidade, por entendermos que isso possibilita o deslocamento de uma noção redutora de pedagogia como conjunto de métodos e de prescrições para uma que ressalte a natureza política da educação. Com
isso, salientamos a importância de uma formação docente que prepare o professor para estar aberto ao novo e ao desenvolvimento de práticas sensíveis aos
contextos de atuação. Entendemos que as práticas pedagógicas desenvolvidas por esses profissionais possam contribuir para a formação de cidadãos críticos e para a redução do descompasso entre escola e sociedade.
Downloads
Referências
AZZARI, Eliane Fernandes; CUSTÓDIO, Melina Aparecida. Fanfics, google docs... A produção textual colaborativa. In: ROJO, Roxane. (Org.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013. p. 73-94.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Tradução de Carlos Alberto Medeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
BAUMAN, Zygmunt. Apontamentos sobre as peregrinações históricas do conceito “cultura”. In: BAUMAN, Zygmunt. A cultura no mundo líquido moderno. Tradução: Carlos Alberto Medeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. p. 7-19.
BRAGA, Denise Bértoli. Social interpretations and the uses of technology: A Gramscian explanation of the ideological differences that inform programmers positions. Critical Literacy: Theories and Practices, v. 1, n. 1, p. 80-89, 2007.
Disponível em:<http://www.criticalliteracyjournal.org/cljournalissue1volume1.pdf> Acesso em: 10 mar 2019.
BRAGA, Denise Bértoli. Tecnologia e participação social no processo de produção e consumo de bens culturais: novas possibilidades trazidas pelas práticas letradas digitais mediadas pela internet. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 49, n. 2, p. 373-391, jul/dez. 2010. Disponível em:
<https://www.scielo.br/j/tla/a/7SNVZZVZSqKDyK7D6LpPQtH/abstract/?lang=pt> Acesso em: 15 out 2018
CANAGARAJAH, Suresh. After disinvention: possibilities for communication, community and competence. In: MAKONI, Sinfree. PENNYCOOK, Alastair. (Ed.). Disinventing and reconstituting languages. Clevedon: Multilingual matters Ltd., 2007. p. 233-239.
GIMENEZ, Telma. Narrativa 14: Permanências e rupturas no ensino de inglês em contexto brasileiro. In: LIMA, Diógenes Cândido. (Org.). Ensinar inglês em escolas públicas não funciona? Uma questão, múltiplos olhares. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. p. 47-54.
GEE, James Paul. Situated Language and Learning: A Critique of Traditional Schooling. New York; London: Routledge, 2004.
GIROUX, Henry A. Atos impuros: a prática política dos estudos culturais. Tradução: Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2003.
HALL, Stuart. (org.). Representation, Cultural representation and cultural signifying practices. London/Thousand Oaks/New Delhi: Sage/Open University, 1997.
HODGES, Charles; MOORE, Stephanie; LOCKEE, Barb; TRUST, Torrey; BOND, Aaron. The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review, 27 mar. 2020. Disponível em:<https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote- teaching-and-online-learning> Acesso em: 10 set 2022.
KRESS, Gunther. Multimodality. In: COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. (Ed.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000. p. 182-202.
LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. Sampling “the new” in new literacies. In: KNOBEL, Michele; LANKSHEAR, Colin (Eds.). A new literacies sampler. New York: Peter Lang Publishing, 2007. p. 1-24.
MAIA, Junot de Oliveira. Novos e híbridos letramentos em contexto de periferia. In: ROJO, Roxane. Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013. p. 59-71.
MARTINO, Luís Mauro Sá. Comunicação e identidade. São Paulo: Paulus, 2010.
MATTOS, Andrea Machado de Almeida. Reflexões sobre o uso de novas tecnologias e a formação de professores de inglês. Scitis, UNIP-SP, v. 3, p. 11-25, 2015. Disponível em: <https://repositorio.unip.br/scitis-revista-cientifica/reflexoes-sobre-o-uso-de-novas-tecnologias-e-a-formacao-de-professores-de-ingles/> Acesso em: 14 out 2017.
MONTE MÓR, Walkyria Maria. Multimodalidades e comunicação: antigas novas questões no ensino de línguas estrangeiras. Letras & Letras, Uberlândia – MG, v. 26, p.
-478, 2010. Disponível em:
<https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/25637> Acesso em: 20 nov 2017.
NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. Harvard Educational Review, v. 66, n. 1, p. 60-92, 1996. Disponível em:
<http://newarcproject.pbworks.com/f/Pedagogy+of+Multiliteracies_New+London+Gro up.pdf> Acesso em: 10 set 2017
NORTON, Bonny; TOOHEY, Kelleen. Identity, language learning and social change. Language Teaching, Cambridge, v. 44, issue 4, p. 412–446, October, 2011. https://doi.org/10.1017/S0261444811000309
PISCHETOLA, Magda. Inclusão digital e educação: a nova cultura da sala de aula. Petrópolis: Editora Vozes; Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2016.
SARDELICH, Maria Emilia. TIC/TAC/TEP: tecnologias para empoderar e aprender. Humanitas, Santos – SP, v. 1, n. 1, p. 22-31, 2012.
SILVA, Edna Marta Oliveira. O letramento crítico e o letramento digital: a web no espaço escolar. Revista X, Curitiba – PR, v. 2, p. 32-50, 2016. http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v2i1.2016.46572
TAVARES, Roseanne Rocha; STELLA, Paulo Rogério. Novos letramentos e a língua inglesa na era da globalização: desafios para a formação de professores. In: ZACCHI, Vanderlei J.; STELLA, Paulo Rogério. (Orgs.). Novos letramentos, formação de professores e ensino de língua inglesa. Maceió: EDUFAL, 2014. p. 75-99.
WEI, Li. Translanguaging as a practical theory of language. Applied Linguistics, Oxford University Press, p. 1-23, 2017. https://doi.org/10.1093/applin/amx039
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2025 Revista Leia Escola

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.